O presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Neném (PL), solicitou nesta quarta-feira, 7, a remoção dos comerciantes do Calçadão do Mercado Velho, em Rio Branco, após o governo do Acre decretar estado de emergência devido às erosões no leito do Rio Acre.
De acordo com o vereador, a situação no Calçadão do Novo Mercado Velho, na região central, está se agravando e as autoridades precisam encontrar soluções para mitigar o impacto financeiro causado pelo isolamento da área afetada. “Para evitar uma tragédia, precisamos remover os comerciantes, que não podem mais expor seus clientes a riscos no calçadão. Devemos buscar alternativas, por isso, solicito a realocação deles para outro espaço na área central”, declarou Neném.
Localizado no Centro da capital, o espaço é um dos principais pontos turísticos de Rio Branco. No dia 12 de julho, cerca de 270 metros do local foi interditada devido aos riscos à população após erosão. Duas semanas antes, a Passarela Joaquim Macêdo, na mesma região, também foi interditada pelo mesmo motivo.
Neném enfatizou a necessidade de recuperação do espaço do Calçadão para garantir a normalidade da rotina dos comerciantes. “Com a remoção dos pequenos comerciantes, é fundamental que o poder público aja rapidamente. Embora a solução definitiva seja demorada, é importante que o comércio continue funcionando, assegurando o sustento das famílias”, explicou.