Estudantes, representantes de empresas, lideranças empresariais e a comunidade em geral compareceram em grande número na manhã desta quarta-feira, 7 de agosto, para prestigiar o Mundo SENAI, realizado em Rio Branco no Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis Carlos Takashi Sasai.
Em sua 16ª Edição, o Mundo Senai apresenta mais uma vez um formato híbrido, com uma plataforma virtual com navegação responsiva e disponibiliza seus espaços físicos para que jovens possam conhecer as oportunidades de trabalho e opções de formação profissional oferecidas pela entidade. Nacionalmente, o evento segue com programação até sexta-feira, 9 de agosto, no site Mundo Senai.
No Acre, a programação presencial foi realizada durante toda a manhã e contou com palestra, exposição de alunos e visitação de quase 50 empresas presentes. Na abertura do evento, o 1º vice-presidente da FIEAC, João Paulo de Assis, exaltou a importância do SENAI para preparar os jovens para o mercado de trabalho. “O Mundo SENAI, este evento repleto de inovações, mostra que a instituição está preparada para qualificar profissionais de excelência para o futuro”, destacou.
O diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, João César Dotto, parabenizou o empenho dos alunos em apresentar trabalhos de qualidade e enalteceu a importância das empresas parceiras e também do governo do Estado, que é parceiro do SENAI na formação dos alunos do Novo Ensino Médio.
“O SENAI, em todos os estados, abre as portas da sua instituição para trazer estudantes, empresários e toda a sociedade para conhecer a instituição. Além disso, tem a programação nacional e o evento inclui a Feira on-line de Empregos na plataforma Contrate-me, oferecendo aos alunos e egressos do SENAI acesso a vagas de emprego e estágio, contribuindo para o aumentando da empregabilidade e fomentando conexões profissionais”, frisou Dotto.
A abertura do evento contou com palestra do superintendente Regional do Trabalho no Acre, Leonardo Lani de Abreu, que abordou como tema “A Nova Portaria da Aprendizagem”. Em sua explanação, ele argumentou que a Aprendizagem é uma ferramenta contra o trabalho infantil.
“É proibido o trabalho para qualquer pessoa com menos de 16 anos, a não ser que seja o aprendiz a partir de 14 anos, que é um contrato especial. E um dado interessante que trazemos é que, em março, o Brasil bateu o recorde de inserção de aprendizes desde a criação da Lei de
Aprendizagem, no ano 2000, o que reforça a relevância dessa política pública”, salientou Leonardo Lani.
No período da tarde, o evento teve palestra on-line de Jônatã Zanconatto Freire – colunista da CBN e diretor de Recursos Humanos da empresa Mercale – Acre, que abordou o tema “O futuro do jovem no mundo do trabalho”.
Alunos brilham no Mundo SENAI
Grandes protagonistas do Mundo SENAI, os alunos brilharam no evento ao apresentar seus trabalhos. Jhenifer de Souza, de 17 anos, do curso Técnico em Eletrotécnica, foi uma das alunas que se destacaram. Ele mostrou como projeto principal uma bancada inteligente de manufatura, que tinha como base uma esteira inteligente.
“Sabemos que nas grandes indústrias temos esteiras transportadoras, que precisam cada vez mais ser automatizadas para se ter praticidade do processo produtivo. Com a indústria 4.0, temos possibilidade de ter todos os dados na palma da mão”, explicou.
Jhenifer também agradeceu a oportunidade ofertada pelo SENAI para os alunos do Novo Ensino Médio. “É uma experiência maravilhosa, pois é gratificante aprender em sala de aula, ter contato com os componentes e demonstrar nosso conhecimento para os visitantes. Isso nos deixa muito felizes”, acrescentou a aluna.
“O SENAI fez uma grande diferença no meu currículo”, diz ex-aluna
Ex-aluna do SENAI, Arleyssa Souza da Silva, que atualmente é analista de Educação e Treinamento da Energisa Acre, foi aprendiz do SENAI em 2008 e prestigiou hoje a programação do Mundo SENAI. Ela externou sua satisfação de participar de um programa que fez uma grande diferença no seu currículo.
“Participei de um processo seletivo na época e comecei um curso que foi minha iniciação no mercado de trabalho. O SENAI fez uma grande diferença no meu currículo e pude galgar outros degraus até chegar à Energisa. Hoje, estou à frente do programa de Aprendizagem e sou responsável pela seleção de aprendizes e escolha de cursos que têm afinidade com a empresa”, detalhou Arleyssa.