De forma inédita, com a imagem da Santa chegando a Cruzeiro do Sul de barco pelas águas do Rio Juruá, teve início nesta segunda-feira, 5, o 106° Novenário de Nossa Senhora da Gloria, em Cruzeiro do Sul.
No final da tarde, 15 barcos da Marinha do Brasil, pescadores e outros participantes saíram com a imagem da Santa da Comunidade São Leopoldo na Praia Grande, descendo o Rio Juruá, até o Porto Central. Já em terra, a imagem foi levada para a Catedral Nossa Senhora da Glória. O bispo Dom Flávio Giovenali fez todo o percurso ao lado da imagem.
“Nossa Diocese é composta por 12 municípios e em todos os rios tem muita importância. Tem muita gente que vive e trabalha na pesca, nos alimenta com o seu trabalho, muita gente que faz o transporte das mercadorias. Foi um pedido da colônia de pescadores, que nos deu a ideia, então junto com a Marinha do Brasil conseguimos organizar essa Procissão no Rio Juruá. Este ano foi ainda pequena, mas é uma semente que se lança e, se Deus quiser, nos próximos anos irá crescer bem”, pontou o líder religioso.
De acordo com a Marinha, 15 barcos e cerca de 100 pessoas acompanharam a Procissão Fluvial e mesmo com o baixo volume de água, não houve nenhum problema no percurso.
Dona Maria Letiz Oliveira Ferreira, de 68 anos, esperou a chegada da santa e assistiu à missa. “Eu vim para a chegada da minha mãe, poderosa, que nos potrege, nos guarda, nos livra, faz tudo por nós. Quando eu era pequena, nós vinha [sic] de canoa. Quando não tinha motor, era no remo ou, puxando na corda. E eu ainda estou aqui. Contando a história e vivendo ainda essa história de amor por Nossa Senhora da Glória”, contou emocionada.
“Eu recebi muitas bênçãos de Nossa Senhora auxiliadora e Nossa Senhora da Glória. Meu filho bebia muito e eu pedi à Nossa Senhora que ela fizesse ele deixar de beber e ela fez. Foi bênçao recebida, graça alcançada na minha vida e na vida dele. Hoje em dia ele não bebe mais e graças a Deus e Nossa Senhora da Glória”, contou Raimunda Gomes de Lima, 67 anos.
O Novenário
Todos os dias a programação religiosa começará às 15h, com adoração ao Santíssimo, oração do santo terço e confissões até a hora da Santa Missa. Haverá missa todos os dias às 06h da manhã e às 19h30 na Catedral.
As atividades sociais e econômicas do Novenário, como a venda de alimentos e os bingos terão início na quinta-feira, 8.
A maior festa religiosa do Acre será encerrada dia 15 de agosto com a Procissão de Nossa Senhora da Glória, que deve atrair cerca de 40 mil pessoas. Depois da missa campal haverá o show do padre Joãozinho.
Entre as atividades especiais do Novenário estão a Caminhada da Juventude com Maria, no dia 10, com saída da Balsa de Rodrigues Alves às 16h até à Catedral Nossa Senhora da Glória.
Já no dia 11 a Diocese realiza a Procissão das crianças, com saída às 6h30 do Jardim Amigo das Crianças
descendo o Morro da Glória até à Catedral.Na chegada haverá Missa na Catedral celebrando o Dia dos Pais.
“Maria, ensina-nos a ser família de Deus” é o tema deste ano do Novenário de Nossa Senhora da Glória. Durante o evento, a Diocese vai arrecadar material de limpeza e higiene, cestas básicas, roupas, calçados entre outros itens, que serão distribuídos para os moradores em situa de rua e pessoas em vulnerabilidade social e econômica.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…