Moradores da comunidade em Sena Madureira, no interior do Acre, podem ter feito uma descoberta arqueológica de valor imensurável para a história dos povos tradicionais da Amazônia. Um grande vaso de barro foi descoberto por acaso, enterrado a aproximadamente um metro e meio, com características idênticas às urnas funerária de origem indígena.
De acordo com o site Yaco News, a descoberta foi feita por Zeca, Maria e Jairton [os sobrenomes não foram divulgados], moradores da comunidade Sete de Setembro, na zona rural de Sena Madureira, quando uma área de mata fechada era explorada.
A urna encontrada no interior do Acre é idêntica a outros artefatos encontrados em abril de 2015, por moradores de uma comunidade rural de Tefé, no interior do Amazonas, o que pode indicar que os mesmos povos habitavam ambas as regiões, ou que ao menos compartilhavam dos mesmos conceitos de morte.
O que já se sabe é que algumas urnas de Tefé datam de 1400 e outras de 1600 anos atrás. Se comprovada a hipótese do artefato encontrado em Sena Madureira ser um achado arqueológico, é possível que ele seja do mesmo período histórico.
As agências bancárias voltam a funcionar normalmente nesta quinta-feira (26) para atendimento presencial ao público,…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião de líderes em…
O prefeito David Almeida (Avante) e o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, anunciaram nesta quinta-feira…
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira (26/12) no Rio…
Dois casos de violência contra a mulher foram registrados na quarta-feira, 25, de natal, pelo…
O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e…