A Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) anunciou nesta semana uma “situação crítica” de escassez de recursos hídricos no Rio Madeira, com previsão de duração até 30 de novembro.
O Rio Madeira é lar de duas das maiores usinas hidrelétricas do Brasil: Jirau e Santo Antônio, que juntas contribuem com cerca de 7% da capacidade de geração elétrica do país.
Segundo a ANA, a usina de Santo Antônio corre o risco de ser paralisada devido à falta de chuvas e à baixa vazão de água no Rio Madeira.
Os rios Purus, Acre e Iaco, que são importantes para a navegação e o abastecimento público no Acre e Amazonas, também foram classificados como em “situação crítica” pelo mesmo período.
A declaração de “situação crítica” de escassez hídrica pela ANA permite à agência estabelecer regras especiais para o uso da água e operação dos reservatórios, além de apoiar declarações de emergência nos municípios afetados.
Essa decisão também autoriza as entidades reguladoras e empresas de saneamento estaduais a ajustar as tarifas de distribuição de água.
Rui Kennedy de Morais Araújo, de 18 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio…
O nome de Neymar ficou entre os assuntos mais comentados na tarde de Natal, quarta-feira,…
O último final de semana do ano deve ser de chuva em todo o país.…
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia…
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que,…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (26) que…