Nesta quinta-feira, 1, em Cruzeiro do Sul, foi lançada no Acre a Operação Shamar, uma iniciativa estratégica coordenada pelo Ministério da Justiça em parceria com as secretarias de Estado de Segurança Pública, polícias Militar e Civil dos estados.
Em 2023, o Acre foi classificado entre os quatro estados mais violentos para mulheres, empatado com Rondônia e Tocantins, com taxa de 2,4 mortes por 100 mil habitantes, e atrás apenas de Mato Grosso, com 2,5 mulheres mortas por 100 mil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Em 2024, o estado acreano já tem cinco vítimas de feminicídio, a metade dos casos registrados no ano passado. Nos últimos sete anos, 74 mulheres foram assassinadas no Acre, segundo dados apresentados pela ferramenta Feminicidômetro, do Ministério Público do Acre (MPAC).
A Operação “Shamar”, termo que em hebraico, significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”, visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e prevenir feminicídios em todo o país.
No evento de lançamento no Acre, a titular da Secretaria da Mulher (Semulher), Márdhia El-Shawwa, disse que as ações serão replicadas em todos os municípios do estado como forma de combater a violência de gênero e retirar o Acre do ranking de feminicídio.
“Já estamos em conversa com o Senado para trazer cursos, para que tenhamos autonomia financeira das mulheres, para que elas não fiquem no relacionamento abusivo por falta de ter como se manter, de sustentar, sustentar a sua família”, afirmou.
O governador Gladson Cameli disse que cuidar das pessoas é a filosofia do seu governo. Reconheceu que os números ainda trazem desafios ao Acre, mas vestido com as cores da campanha “Agosto Lilás: Feminicídio Zero”, afirmou que as ações estão sendo cada vez mais intensificadas.
“O que eu puder fazer para dar apoio, para incentivar essas campanhas, vou fazer. É violência zero. Nós temos que cuidar das pessoas, construir pontes”, reforçou.
As informações sobre o lançamento da Operação Shamar são da Agência de Notícias do Acre.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…