Menu

Rebeca Andrade conquista a prata em disputa acirrada com Simone Biles

Rebeca Andrade travou duelo contra Simone Biles pelo ouro | Foto: Lionel Bonaventure / AFP
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rebeca Andrade voltou a fazer história para a ginástica artística brasileira na tarde desta terça-feira (1º). Em Paris, a brasileira fez um dos duelos mais aguardados desta Olimpíada com Simone Biles na final do individual geral e ficou com a medalha de prata, a quinta conquistada pelo Brasil na capital francesa, com 57.932. A estrela americana levou o ouro, com 59.131, enquanto Sunisa Lee, também dos Estados Unidos, ficou com o bronze, somando 56.465. Segunda brasileira na final, Flávia Saraiva, que teve 54.032, ficou em nono lugar.

A medalha olímpica conquistada nesta quinta-feira é a quarta da carreira de Rebeca. Antes, ela levou o ouro no salto e a prata no individual geral nos Jogos de Tóquio, além do bronze por equipes com o Brasil na última terça (30). Na disputa por aparelhos, ela ainda tem a chance de conseguir mais três pódios em Paris: salto, solo e trave.
Salto

Anúncio

Rebeca e Simone Biles iniciaram sua caminhada por uma medalha no salto. A brasileira foi a segunda do grupo a se apresentar e executou um belo salto, com uma pirueta e meia e as pernas bem juntas, repetindo a nota de 15.100 que deu o bronze ao Brasil na final por equipes.
Logo na sequência, foi a vez de Biles, que decidiu subir o sarrafo da disputa. A americana executou um salto com um grau de dificuldade extremamente alto, considerado o maior da ginástica. O nível de execução compensou o grande passo na chegada e fez Simone largar com incríveis 15.766.

O salto foi o último aparelho da brasileira Flávia Saraiva. Faltou altura na apresentação e ela acabou dando um passo largo na chegada, recebendo 13.633.

Rebeca abriu a competição de seu grupo nas assimétricas, único aparelho em que ela e Simone Biles não se classificaram para a final. A brasileira conseguiu fazer boas ligações e executar bem as acrobacias, realizando a saída com um Tsukahara bem executado, somando 14.666.

Foto: Paul Ellis / AFP

Mais uma vez, Simone Biles se apresentou logo depois da rival, mas não conseguiu repetir o mesmo nível que mostrou no salto. A americana fez uma série difícil e chegou a dobrar as pernas durante a troca de barras para não encostar no chão, o que lhe tirou décimos importantes. A nota foi de 13.733, o que a deixou atrás de Rebeca na classificação.

Flavinha, que iniciou a competição neste aparelho, teve bom desempenho e conseguiu melhorar sua nota em relação à classificatória. Ela teve movimentos bem executados e terminou a série com os pés firmes na saída, recebendo uma nota de 13.900.

Trave

Na trave, Simone Biles chegou pressionada, sabendo que uma queda poderia lhe custar a vaga no pódio, e ainda teve a responsabilidade de abrir a rotação. A ginasta dos Estados Unidos conseguiu se manter firme e fez uma apresentação de extrema dificuldade, que compensou alguns desequilíbrios e lhe rendeu um 14.566.

Precisando de uma boa nota para se manter na briga pelo ouro, Rebeca foi abaixo do esperado, com alguns desequilíbrios, mas recebeu 14.133 e partiu para a última rotação com uma diferença de apenas 0.166 para Biles.

Rebeca Andrade em sua apresentação na trave | Foto: Lionel Bonaventure / AFP

Neste aparelho, Flávia Saraiva também conseguiu um bom desempenho. A brasileira fez uma série correta e anotou 14.266.
Solo

Rebeca Andrade e Simone Biles chegaram para a última rotação sabendo que a nota decidiria a disputa acirrada travada pelas duas desde o início. A brasileira foi a primeira a se apresentar e executou uma grande série, apostando nos mortais bem feitos. Apesar de uma pequena pisada fora do tablado, ela somou 14.033.

Coube a Simone Biles realizar a última apresentação da tarde. A americana teve um desempenho espetacular, com movimentos impecáveis, que lhe renderam 15.066 e o ouro indiscutível.

No solo, Flávia Saraiva praticamente encerrou sua chance de brigar pelo pódio. A brasileira sofreu uma queda grande, que acabou comprometendo sua nota final em 12.233.

Fonte: O DIA

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.