Menu

Praga do cacau: governo oficializa prorrogação do bloqueio sanitário no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Como o governo federal informou no mês passado, está ampliado o prazo do bloqueio para conter o avanço da praga do cacau no Acre e outros Estados. O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou nesta quinta-feira (1) no Diário Oficial da União, portaria que prorroga o prazo de vigência da emergência fitossanitária editada por último em 4 de agosto de 2023, relativa ao risco iminente da introdução da praga quarentenária Moniliophthora roreri nos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A portaria inclui o Estado do Pará no bloqueio.

“Fica incluído o Estado do Pará na condição de emergência fitossanitária relativa ao risco iminente de introdução da praga quarentenária Monilophthora roreri”, diz o artigo 2o da portaria.

Anúncio

A doença conhecida também como Monilíase do Cacaueiro e no Brasil foi detectada inicialmente em pés de cupuaçu no Vale do Juruá. A portaria entra em vigência dia 5 de agosto.

A monilíase é uma doença devastadora que afeta plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.