Categorias: CotidianoNotícias

Ministério Público do Acre anuncia prêmio de Jornalismo em novo formato

Por
Saimo Martins

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) publicou nesta quarta-feira, 31 de julho, o edital do Prêmio de Jornalismo 2024, que foi reformulado pela primeira vez desde a sua criação no ano de 2010.


Segundo a instituição, nesta edição, os trabalhos serão indicados à Comissão Julgadora por meio de um grupo formado por integrantes do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), com apoio das editorias dos veículos de comunicação e outros profissionais da imprensa acreana, além do MPAC. Antes, os profissionais faziam a inscrição dos seus trabalhos.


Conforme o edital, serão premiados os vencedores de cinco categorias: jornalismo em texto, jornalismo em áudio, jornalismo em vídeo, fotojornalismo e jornalismo acadêmico.


A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de dezembro, com a presença da convidada desta edição, a fotojornalista Gabriela Biló, da Folha de São Paulo, ganhadora da menção honrosa do Prêmio World Press Photo em 2024.


Podem concorrer os seguintes trabalhos:


Jornalismo em Texto – matérias originais publicadas em veículos impressos, jornais ou revistas sediados no Brasil, ou portais, sites de notícias e blogs (projetos jornalísticos digitais) que possuam produção de conteúdo próprio e que não seja apenas reprodução ou reedição de conteúdo já veiculado em outra mídia.


Jornalismo em Áudio — conteúdo original veiculado em emissoras de rádio sediadas no Brasil ou podcasts veiculados em plataformas de streaming, em língua portuguesa.


Jornalismo em Vídeo — conteúdo veiculado em canais de televisão ou vídeos publicados em canais de jornalismo nas plataformas digitais, em língua portuguesa.


Fotojornalismo — foto ou sequência de fotos publicadas em matéria de veículos impressos, jornais ou revistas sediadas no Brasil, ou sites de empresas jornalísticas.


Jornalismo Acadêmico — trabalho produzido por estudantes de comunicação social, em veículos laboratório e/ou em estágio supervisionado. O edital está disponível em https://www.mpac.mp.br/premiodejornalismo/.


Compartilhe
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

Atleta acreano busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Kickboxing em SP O jovem atleta José Marcos, de 24 anos, conhecido no esporte como “Leão Ferroz”, está em campanha para arrecadar recursos e representar o Acre no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado no dia 13 de dezembro de 2025, no município de Piratininga, interior de São Paulo. Morador de Rio Branco e natural de Jordão, José Marcos integra o projeto Marcelo Fight e vem se destacando na modalidade Kickboxing K1. Ele também atua em duas frentes esportivas, conciliando treinos de boxe e kickboxing. Seu cartel soma 13 lutas, sendo 11 vitórias e 2 derrotas. Além da rotina como atleta, José trabalha com lanternagem e pintura de veículos para complementar a renda. Ele explica que, para participar do campeonato, precisa viajar no dia 10 de dezembro e permanecer até o fim da competição, cobrindo despesas como pesagem oficial, hospedagem, alimentação, preparação e transporte. Segundo José Marcos, o custo total para viabilizar a viagem gira em torno de R$ 7 mil, valor que inclui passagens de ida e volta para ele e seu mestre, além de gastos básicos durante a estadia. “Preciso, no mínimo, de hospedagem, passagem, alimentação e transporte. Como o torneio será no interior de São Paulo, os custos aumentam. Qualquer ajuda faz diferença”, disse o atleta. Quem desejar contribuir com qualquer valor pode realizar doações via Pix: Nome: Ellen Kécia Almeida Pereira: Chave Pix: (68) 98426-7776

20/11/2025