O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) publicou nesta quarta-feira, 31 de julho, o edital do Prêmio de Jornalismo 2024, que foi reformulado pela primeira vez desde a sua criação no ano de 2010.
Segundo a instituição, nesta edição, os trabalhos serão indicados à Comissão Julgadora por meio de um grupo formado por integrantes do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), com apoio das editorias dos veículos de comunicação e outros profissionais da imprensa acreana, além do MPAC. Antes, os profissionais faziam a inscrição dos seus trabalhos.
Conforme o edital, serão premiados os vencedores de cinco categorias: jornalismo em texto, jornalismo em áudio, jornalismo em vídeo, fotojornalismo e jornalismo acadêmico.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de dezembro, com a presença da convidada desta edição, a fotojornalista Gabriela Biló, da Folha de São Paulo, ganhadora da menção honrosa do Prêmio World Press Photo em 2024.
Podem concorrer os seguintes trabalhos:
Jornalismo em Texto – matérias originais publicadas em veículos impressos, jornais ou revistas sediados no Brasil, ou portais, sites de notícias e blogs (projetos jornalísticos digitais) que possuam produção de conteúdo próprio e que não seja apenas reprodução ou reedição de conteúdo já veiculado em outra mídia.
Jornalismo em Áudio — conteúdo original veiculado em emissoras de rádio sediadas no Brasil ou podcasts veiculados em plataformas de streaming, em língua portuguesa.
Jornalismo em Vídeo — conteúdo veiculado em canais de televisão ou vídeos publicados em canais de jornalismo nas plataformas digitais, em língua portuguesa.
Fotojornalismo — foto ou sequência de fotos publicadas em matéria de veículos impressos, jornais ou revistas sediadas no Brasil, ou sites de empresas jornalísticas.
Jornalismo Acadêmico — trabalho produzido por estudantes de comunicação social, em veículos laboratório e/ou em estágio supervisionado. O edital está disponível em https://www.mpac.mp.br/premiodejornalismo/.