Com a aproximação do Dia dos Pais, a expectativa é que aumente o faturamento dos bares e restaurantes no Brasil, mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O levantamento mostra que 78% dos estabelecimentos planejam abrir no próximo dia 11. Deste total, 65% espera faturar 20% mais que no ano passado.
Quando questionados sobre a perspectiva de vendas na data comemorativa em comparação com um domingo comum, 57% dos empresários afirmaram que preveem alta de até 20%.
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, aponta que o Dia dos Pais não é uma data tão potente quanto o Dia dos Namorados ou o Dia das Mães, por exemplo, mas que ainda assim traz uma contribuição importante para o faturamento do setor.
Apesar da perspectiva positiva para a data comemorativa, a Abrasel aponta ainda que, em junho, 60% das empresas operaram sem gerar lucro.
Dessas, 36% estão operando em equilíbrio e 24% registraram prejuízo.
Ainda segundo a Associação, 29% das empresas endividadas devem encargos trabalhistas e previdenciários, e 27% estão em atraso com taxas municipais.
Além disso, 22% dessas devem a fornecedores e 20% têm débitos de aluguel.