A campanha de vacinação antirrábica em Cruzeiro do Sul, iniciada no último dia 15, já alcançou mais de 2 mil cães e gatos. A meta do Centro de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, é alcançar 16 mil animais no município.
“A campanha ainda vai durar 60 dias. Uma equipe com 8 pessoas está percorrendo os bairros para a vacinação. “A gente só aplica com o dono segurando os animais. A vacinação é importante porque, protegendo o animal, é mais difícil de a doença chegar na gente” enfatiza o médico veterinário George Andrade, coordenador do Centro de Zoonoses.
Podem ser vacinados animais a partir de 3 meses. Regiane Silva, moradora do bairro João Alves, garantiu a imunização de seu cachorro. “É Importante porque a gente ama os bichos e recebe de volta todo o amor. Além disso, a gente não precisa comprar as doses e economiza”, relata.
Raiva bovina
O coordenador do Centro de Zoonoses, George Andrade, conta que recentemente houve um caso de raiva bovina registrada na zona rural de Cruzeiro do Sul, situação que foi contornada antes que a doença se alastrasse. “A gente fez a coberturas no local e vacinou cães e gatos que haviam lá”, finalizou o veterinário.