A Polícia Civil, por meio do Núcleo Pacificar, deu continuidade nesta terça-feira, 30, às audiências de conciliação em Cruzeiro do Sul. Neste mutirão iniciado na segunda-feira,29, já foram realizadas 15 audiências de pequenos conflitos, beneficiando mais de 30 pessoas. As audiências ocorreram na Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul e foram previamente agendadas pelos agentes locais.
O delegado de Cruzeiro do Sul, Adan Ximenes, destacou os benefícios do programa. “O Pacificar viabiliza um benefício que a justiça estatal nunca irá substituir, é a oportunidade de, no ambiente da delegacia, as próprias partes firmarem a solução que escolherem para cada caso. Isso traz uma paz na comunidade e desafoga a Justiça Estatal, que já está sobrecarregada com os crimes graves”, enfatizou.
O mutirão em Cruzeiro do Sul, de acordo com o Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, delegado Henrique Maciel, é mais um exemplo do compromisso da PC do Acre em promover a paz social e a resolução de conflitos de maneira eficiente e humanizada. “O programa Pacificar continua a ser uma ferramenta fundamental na construção de um ambiente mais seguro e harmônico para todos os cidadãos. É uma iniciativa que visa promover a mediação e a conciliação de conflitos, buscando soluções rápidas e pacíficas para questões que, muitas vezes, poderiam se transformar em litígios mais complexos. Os mutirões são uma forma eficaz de aproximar a comunidade da Justiça e de resolver questões de maneira amigável, sem a necessidade de um processo judicial longo e desgastante”, informou.