A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decretou nesta quinta-feira, 25, o trancamento de um Procedimento Investigatório Criminal contra o ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, que já durava quase dez anos.
No pedido de habeas corpus para trancar a investigação, a defesa de Torquato alegou que a longa investigação violou a garantia da razoável duração do processo, com a ausência de indiciamento ou apontamento de conduta criminosa.
A Promotoria de Justiça atuante em 2º grau manifestou-se contrária ao trancamento. A defesa renovou o pedido sustentando a existência de precedentes jurisprudenciais do Superior Tribunal de Justiça e do próprio tribunal local.
Após examinar o caso, os desembargadores que compõem a Câmara Criminal decidiram acolher o pedido da defesa do ex-prefeito, considerando a completa indefinição da conduta ilícita supostamente praticada por ele.
“No caso, a tramitação do procedimento de investigação por aproximadamente 9 anos não foi bastante para reunir elementos mínimos de materialidade e autoria delitivas aptos a justificar o oferecimento de denúncia”, diz um trecho do acórdão.
Em outro ponto, a decisão diz: “O trancamento do procedimento de investigação criminal evidencia a solução que melhor equaciona os interesses dos órgãos de persecução penal com os direitos e garantias fundamentais do cidadão de não ser submetido a investigações destituídas de objeto determinado e por período desarrazoado”.
Participaram do julgamento os desembargadores Denise Bonfim, Francisco Djalma e Elcio Mendes.
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…
Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…
Na tarde deste sábado (21), a cidade de Sena Madureira foi palco da primeira edição…
O lutador acreano Thomas Bryan, da academia Chute Boxe Acre, brilhou neste final de semana…
O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, neste domingo, 22, é de 11,43…