Conforme números do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), em todo o estado, até o último mês de junho, existem 151.503 motos.
A maioria está em Rio Branco, que concentra mais de 60% da frota de todo o Acre. Com a grande quantidade de motos associada à imprudência, o maior número de acidentes envolve motocicletas na capital acreana.
Para tentar conscientizar8 quem anda sobre duas rodas, em alusão ao Dia do Motociclista, o Detran realiza neste sábado, 27, um box pit-stop em frente ao Colégio Armando Nogueira, em Rio Branco, com a entrega de material educativo, higienização de capacetes e viseiras, além de orientações sobre segurança durante a pilotagem nas ruas.
A ação será coordenada pela equipe de Educação de Trânsito do Detran e terá início a partir das 8 horas da manhã.
Apesar de direcionada especificamente aos motociclistas, Taynara Martins, presidente do Detran, afirma que a conscientização precisa partir de todos. “Essa ação é direcionada aos motociclistas, mas sempre destaco que é o trânsito é feito por todos, desde quem está em um automóvel, como o ciclista e o pedestre. Se todos respeitarem as leis de trânsito, teremos ruas mais seguros com menos mortes”, explica.