EM CRUZEIRO DO SUL e Rio Branco, serão travadas as principais batalhas políticas destas eleições municipais, por suas importâncias como maiores colégios eleitorais; e pelo fato de que os prefeitos eleitos podem ter influência na disputa pelo Palácio Rio Branco, em 2026. Por isso, o envolvimento dos grupos com nomes em potencial para tentar suceder o governador Gladson Cameli. MDB-PP- União Brasil e REPUBLICANOS e PL, são os partidos mais interessados nas disputas dessas prefeituras. Nas eleições de 2026, sem mandato, porque terá que deixar o governo para disputar o Senado, Gladson será mais um na multidão. E os prefeitos dos dois municípios é que devem assumir o protagonismo. Vencer a eleição municipal pode ser o primeiro passo para subir as escadarias do Palácio Rio Branco. Os partidos sabem disso.
O TROCO DO DITADOR
O LULA e sua turma passaram o tempo todo elogiando o ditador Nicolás Maduro, da Venezuela. Agora, Maduro deu o troco atacando o sistema eleitoral do Brasil, por ter sido contestado por Lula. Foi o troco da ingratidão do ditador Maduro, acho é pouco para os bajuladores petistas que sempre o preservaram.
ALGUÉM PRECISA CONTAR
ALGUÉM precisa contar ao prefeito Tião Bocalom (PL) que ele não é candidato pela oposição para ficar atacando o PT, que nem tem candidato para a PMRB. O que estará em julgamento na eleição é sua gestão. E não as gestões passadas.
NEM EXISTIRIA
O MAIOR adversário do prefeito Tião Bocalom nessa eleição é a sua cabeça dura, não escuta ninguém. Não fosse a habilidade e persistência do senador Márcio Bittar (UB), a aliança que o apoia nem existiria.
O PAÍS É LAICO
DESPROPOSITADO esse projeto do Pastor e vereador Arnaldo Barros (PODEMOS), que quer levar a Bíblia para as escolas municipais. Sua aprovação abriria as portas para que o Alcorão dos mulçumanos, o Torá dos Judeus, o kardecismo dos espíritas, os ensinamentos das religiões de origem afro e etc, terem o mesmo direito de estarem nas escolas. Só que o país é laico e o projeto é inconstitucional. E, se passar, será derrubado na justiça.
BEM VIVA
O governador Gladson Cameli tem que vigiar os passos de alguns açodados assessores nesta eleição, para não cometerem desatinos no uso da máquina estadual, o processo da Operação Ptolomeu, no qual o Gladson é Réu, está bem vivo. Tem de andar no fio da navalha na eleição.
NÃO SE ENTENDEM
OS ASSESSORES do governo e da prefeitura não conseguem se entender na condução da campanha do prefeito Tião Bocalom. É que a turma da prefeitura não estaria ouvindo ninguém e quer levar tudo por cima da pausada. Aliás, falta uma coordenação central na campanha do Bocalom.
NENHUM PESO
OS CANDIDATOS a vereador com experiência e vencedores de campanhas não perdem tempo em levar torcidas organizadas para as convenções de seus candidatos, mas se guardam para a campanha. Deixam para os novatos a algazarra. O visual nas convenções tem peso zero na decisão de uma eleição. A turma da antiga sabe disso.
PELO MENOS
HOJE, a Câmara Municipal de Rio Branco tem apenas duas mulheres como vereadoras, Elzinha Mendonça (PP) e Lene Petecão (UB). Mas, pelo potencial das atuais candidatas, a bancada do batom poderá aumentar para quatro ou cinco, na próxima legislatura.
SURPRESA EM CAPIXABA
A CANDIDATA a prefeita de Capixaba, Sara Frank (MDB), fez ontem a sua convenção municipal. Ela se transformou num problema para o atual prefeito, tal a sua aceitação. Sara é a vereadora mais votada do município. É altamente competitiva.
TERÁ QUE SE VIRAR
JÁ no Bujari, a candidatura do Michel (UB) está em franco crescimento, reconhecido até por quem não lhe apoia. O prefeito Padeiro terá que comer um dobrado para lhe derrotar.
PODEM ANOTAR
A CAMPANHA para a prefeitura de Sena Madureira será uma das mais acirradas e com ataques pessoais e violentos entre os grupos do prefeito Mazinho Serafim (PODEMOS) e do deputado federal Gérlen Diniz (PP). Anotem para conferir. Briga de gente grande.
NÃO FOI POR FALTA DE AVISO
SE o prefeito Tião Bocalom (PL) fosse um político que escutasse sugestões, ponderações, por certo não estaria passando o perrengue do colapso no fornecimento de água pelo SAERB, deveria ter deixado a bomba no colo do governador Gladson, que geria o sistema. Foi teimar em assumir o sistema, e trouxe o abacaxi para o colo.
GATO ESCALDADO
O senador Alan Rick (UB) não está na foto do projeto montado para 2026, caso o grupo do prefeito Bocalom vença a eleição. Sabe disso. E, como gato escaldado, já era para ter medo de água fria. Pode se queimar de novo.
NADA DEFINIDO
O DEPUTADO Afonso Fernandes (SOLIDARIEDADE) revelou ontem ao BLOG que não decidiu ainda quem vai apoiar para a PMRB, ao contrário do que se divulga. Não sei como os candidatos deixam solta uma das chapas mais competitivas para vereador da capital.
PODE FUNDAR UMA IGREJA
TUDO certo, o Pastor Henrique Afonso deverá assumir mesmo a chefia de gabinete da vice-governadora Mailza Assis. Como o gabinete da Mailza é o lugar do Acre que mais tem Pastor por metro quadrado, caso ela não vença eleição para o governo em 2026, poderá fundar uma igreja evangélica.
FARSA ELEITORAL
A ELEIÇÃO na Venezuela é uma farsa eleitoral, com a maioria dos candidatos da oposição presos e impedidos de concorrer à eleição. E o ditador Maduro ainda ameaça com um “banho de sangue” se perder a disputa. E ainda há quem continue batendo palmas para sua ditadura.
PURA HIPOCRISIA
NA CAPITAL, os puros dirigentes do PP dizem que a sigla não pode ter na sua aliança partidos de esquerda. Pura hipocrisia de seus dirigentes, em Tarauacá o PP e o PT estão na aliança que apoia a candidatura do médico Rodrigo Damasceno (PP) a prefeito. O mesmo ocorre em Cruzeiro do Sul. E, tome hipocrisia!
PODE FECHAR EM TRÊS
POR sua composição e pelo fato de ser beneficiada pelo chamado “voto de legenda”, a chapa do MDB pode eleger três vereadores em Rio Branco.
VICE NÃO É NADA
NÃO entendo a insistência do senador Márcio Bittar (UB) em querer indicar candidatos a vice-prefeitos em municípios do interior. Os donos da bola em 2026 serão os prefeitos em não os seus vice. O vice não é nada.
NÃO SE EXPLICA
O FATO do PDT não ter chapa de candidatos a vereador de Rio Branco, é o fato mais surreal dessa eleição; que não se explica, porque o partido sempre elegeu candidatos para a Câmara Municipal de Rio Branco. Indica que seu presidente, deputado Luiz Tchê, pendurou as chuteiras.
FRASE MARCANTE
“Escute mil vezes e fale uma só.” Ditado árabe.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…