Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Município de Porto Walter registra aumento nos casos de hepatite

Em 2023, Porto Walter teve 163 casos de hepatites. Já até julho de 2024, foram confirmados 203 casos. A maior parte dos infectados tem o tipo B da doença.


Neste Julho Amarelo, o município está intensificando as buscas pelos pacientes. “Estamos trabalhando para identificar pessoas já infectadas e iniciar o tratamento. Busquem as unidades de saúde”, avisa a enfermeira e coordenadora de vigilância epidemiológica do Município, Jamila Ferreira da Silva.


O município, onde já vivem pessoas que receberam transplante de fígado por causa das hepatites, conta com um sistema de saúde descentralizado, permitindo que o tratamento e o acompanhamento dos pacientes sejam realizados na localidade com a participação de enfermeiros, médicos e farmacêuticos. A Central Única assegura o acesso aos medicamentos para os pacientes. Em casos que requerem avaliação especializada por um infectologista, os pacientes são encaminhados para Cruzeiro do Sul.


“A nossa preocupação é encontrar todos os pacientes infectados pela hepatite B para que possam iniciar o tratamento o mais rápido possível”, salientou a coordenadora. “É importante lembrar que a hepatite B é uma doença silenciosa, e muitas pessoas vivem com a doença sem saber. Por isso, é fundamental realizar o teste”, alertou Jamila.


No dia 31 de julho, a campanha Julho Amarelo será encerrada na Praça dos moto-táxis no centro da cidade. Quem fizer o teste rápido para a detecção de hepatites, vai concorrer a prêmios. ” A campanha inclui um sorteio de prémios para quem realizar o teste rápido para hepatite B, HIV, sífilis e hepatite C. O teste é simples, rápido e indolor, bastando uma gota de sangue. Em poucos minutos, o resultado estará disponível. Convidamos toda a população de Porto Walter a participar na campanha do Julho Amarelo. Faça o teste e proteja a sua saúde e a saúde das pessoas que você ama”, concluiu.


Sair da versão mobile