Vereador protocola pedido de afastamento de Bocalom por crime de responsabilidade

Published by
Saimo Martins
[elementor-template id="1541731"]

O vereador Fábio Araújo (MDB) protocolou na Câmara Municipal nesta quarta-feira, 17, um pedido de afastamento do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), alegando crime de responsabilidade. Segundo Araújo, o gestor teria deixado de realizar o repasse total do duodécimo à Câmara Municipal, conforme determinado na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, comprometendo a independência do Poder Legislativo e violando os direitos deste poder. O pedido será apresentado no grande expediente.


Segundo o parlamentar, o não repasse dos recursos constitui uma infração grave, que impede o funcionamento regular do Poder Legislativo. Tal conduta pode caracterizar descumprimento da LOA e infração político-administrativa, sujeitando o prefeito a julgamento pela Câmara Municipal de Rio Branco e possível cassação do mandato, nos termos do Decreto-Lei nº 201/1967. “No mês de abril de 2024, o orçamento do Poder Legislativo Municipal deve ser corrigido com base na variação das receitas verificadas no exercício de 2023. O duodécimo devido ao Poder Legislativo deve ser repassado até o dia 20 de cada mês, no percentual de 5%, conforme disposto no art. 29-A, inciso III, da Constituição Federal (grifo nosso). A Constituição Federal estabelece que constitui crime de responsabilidade do prefeito repassar o duodécimo ao Poder Legislativo a menor em relação à proporção fixada na Lei Orçamentária (art. 29-A, §2º, III, CF/88)”, explicou Araújo.


O vereador destacou ainda que a denúncia será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público do Acre (MP-AC). “A lei orçamentária do município de Rio Branco garante que no mês de abril a prefeitura deve fazer esse ajuste, pois é quando fecha a prestação de contas, para recalcular o valor da Câmara Municipal. Desde maio, temos cobrado através de ofícios, tanto em maio quanto no final de junho e início de julho, mas até hoje a prefeitura não se manifestou. Portanto, como primeiro-secretário, estou notificando a prefeitura de Rio Branco por meio de requerimento, colocando o assunto no plenário e oficializando o Ministério Público e o Tribunal de Contas para que cobrem da prefeitura de Rio Branco suas obrigações”, declarou.

Anúncios



Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Eliana troca Narcisa por Bia do Brás em seu primeiro programa na Globo

A apresentadora Eliana não estará sozinha em sua estreia na Globo. Enquanto no SBT ela…

25/07/2024

Comitiva de ministérios e organizações internacionais vem ao Acre para conhecer modelo cooperativista

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) promove nos dias 25 e 26 de julho, uma…

25/07/2024

No ‘The Noite’ Padre Marcelo Rossi fala sobre amor, Corinthians e vida fitness

Prestes a completar 30 anos de sacerdócio, o padre Marcelo Rossi divulga seu novo álbum,…

25/07/2024

Acre já soma 544 focos de queimadas, 244% a mais que no ano passado

O Acre já acumula 544 focos de queimadas em 2024 e registra um aumento de…

25/07/2024

Vítima de explosão no Mercado do Bosque apresenta melhoras na UTI do PS

O estado de saúde de Darllyane França, de 36 anos, que teve 60% do corpo…

25/07/2024

Reviravolta no Juruá: Márcio Bittar abandona Jéssica Sales e declara apoio a Zequinha

Uma dança das cadeiras que é comum antes das convenções partidárias que oficializam nomes que…

25/07/2024