O Laboratório de Pesquisas Paleontológicas da Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugurou, nesta segunda-feira, 15, o Museu Virtual de Paleontologia, que mostra os principais fósseis do acervo em 3D, pela internet. A plataforma visa a divulgação e democratização da ciência, e teve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), através de edital específico para museus e exposições científicas.
O trabalho de digitalização dos fósseis está sendo executado por Letícia Lins, graduada em Tecnologia de Sistemas pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), e coordenado pelo professor de biologia do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza e curador do acervo de fósseis, Carlos d’Apolito.
O museu virtual é o primeiro produto e faz parte das ações de reestruturação do museu. É oferecido um tour virtual, com espaço interativo, e o usuário pode circular entre os objetos, ler banners informativos, aprender conceitos básicos sobre paleontologia e, principalmente, se informar sobre a paleontologia regional.
A experiência mais completa é alcançada com o uso de óculos de Realidade Virtual, e estará disponível até o dia 26/07, mediante agendamento. “A experiência é realmente uma realidade virtual, similar a jogos, onde o usuário escolhe por onde anda e pode interagir com outros usuários no ambiente virtual que também estejam online”, destaca D’Apolito.
Para o pesquisador, a criação de modelos 3D ajuda a divulgar e proteger o patrimônio museológico da Ufac, que tem reconhecimento nacional e internacional por revelar como era a região do Acre e os animais que aqui viviam em eras passadas, como o famoso Purussaurus. “Ainda é um passo modesto, mas contribui muito para que as pessoas conheçam a riqueza do nosso acervo e para despertar o interesse pela ciência”, destaca o professor.
No novo museu virtual, estão disponíveis a um clique uma série de fósseis, digitalizados com a técnica de fotogrametria, o que gerou um banco de dados de modelos 3D hospedadas no site. Com o lançamento do site, o acervo pode ser acessado livremente por qualquer computador ou celular.
O tour virtual também se tornará uma opção acessível ao público em geral, já que as instalações físicas do museu estão fechadas para reforma a partir do dia 22 de julho. A Paleontologia da UFAC figura no CRUA (Currículo de Referência Único do Acre) e recebe visitas de escolas rotineiramente durante os semestres letivos, além de integrar o circuito turístico de Rio Branco. As escolas mais distantes da cidade, ou aquelas que encontrem dificuldades de transporte, também poderão optar por um tour virtual.
Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…
Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…
Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…
O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…
A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…