Em 2021, mais de 40 mil pessoas foram vítimas de homicídio doloso no Brasil, segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o estudo Onde Mora a Impunidade, elaborado pelo instituto Sou da Paz, apenas 35% desses crimes são esclarecidos.
Essa taxa de elucidação é bastante inferior às registradas pela ONU em 2019: na Europa, 92% dos homicídios elucidados, nos Estados Unidos, 54%, e, no agregado de 72 países, 62% de taxa de esclarecimento.
Em sua sexta e mais recente edição, divulgada em dezembro de 2023, o estudo Onde Mora a Impunidade toma como base informações objetivas fornecidas pelos tribunais de Justiça e pelo Ministério Público dos estados.
No Acre, nos últimos 10 anos, a maior taxa de resolução de homicídios foi 38%, registrada em 2018 e 2020. Em 2015, esse índice foi de 35%; em 2016 e 2017, foi de 28%; e em 2019 de 26%. Em 2021, último ano analisado pelo estudo, o estado não enviou os dados.
O estado do Rio Grande do Norte é o que mais sofreu com a impunidade. Dos 1.190 casos de homicídios, apenas 105 tiveram algum esclarecimento. Outros estados da região nordeste também tiveram índices abaixo da média nacional.
Já o estado que teve a maior quantidade de casos esclarecidos foi Minas Gerais, com 2.279 casos de homicídios, dos quais 1.728 foram esclarecidos.
Vale destacar também o estado de Mato Grosso, que apresentou um índice recorde, com 61% de esclarecimento, um aumento de 28 pontos relativo à última pesquisa. Em todo o gráfico nacional foi o maior aumento registrado.
O Instituto Sou da Paz afirma que, desde a sua origem, o intuito do estudo é chamar a atenção do Estado e da população brasileira sobre a importância da investigação de homicídios para dissipar a sensação de impunidade presente na sociedade.
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem registrado aumento do número de coleta de células…
O Ministério da Educação (MEC) irá consultar, por meio de formulário online, dirigentes e secretários…
Subiu para 41 o número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta,…
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…
Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…