Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gladson quer levar Restaurante Popular para o interior do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou nesta terça-feira (16) que estuda financiar o estabelecimento de restaurantes populares em municípios acreanos. De acordo com Gladson Cameli, a ideia surgiu após uma visita espontânea ao restaurante popular da Baixada da Sobral, na última quinta-feira (11), em Rio Branco.


Cameli disse que irá levantar municípios do Acre que tenham interesse numa parceria para levar a ação social ao interior o estado.

Anúncios


“Às vezes a gente perde tempo com algumas coisas e não foca em quem está na ponta, na grande massa. Vou ver as condições para que os municípios que tiverem interesse, o estado abraçar essa causa junto e tentar montar uma proposta pra que a gente una forças, porque às vezes com tão pouco podemos fazer muito”, disse Cameli.


O que são Restaurantes Populares?


O Restaurante Popular é um programa programa do Governo Federal que funciona em parceria com prefeituras municipais de cidades com mais de 100 mil habitantes, e têm por objetivo ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas, a preços acessíveis, à população de baixa renda, vulnerabilizados socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional; e também promover a alimentação adequada e saudável e a valorização dos hábitos alimentares regionais.


O acesso aos restaurantes populares é universal, ou seja, qualquer cidadão pode ser beneficiário do equipamento público. Contudo, a prioridade são os grupos populacionais específicos em situação de insegurança alimentar e nutricional e/ou vulnerabilidade social.


Ou seja, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas Rio Branco preenche o quesito de população suficiente para ter o programa, já que todas as outras cidades acreanas tem menos de 100 mil habitantes. Portanto, a instituição de restaurantes populares no interior do estado teria que partir mesmo de parcerias entre Governo do Estado e prefeituras.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido