Menu

Deputados divergem sobre livrar partidos de multa por descumprir repasse a candidatos negros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cinco deputados do Acre votaram a favor e três foram contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode livrar os partidos políticos de multas por descumprirem a regra que estabelece repasses mínimos para candidaturas de pessoas negras.

A proposta, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados, passou por dois turnos de votação. No primeiro turno, foram 344 votos a favor e 89 contrários. Já no segundo turno, foram 338 votos a favor e 83 contra. O texto aprovado também cria um programa de refinanciamento de dívidas das siglas partidárias e permite a utilização de recursos do Fundo Partidário para pagar multas eleitorais.

Anúncio

Votaram a favor da PEC no 1º turno:

– Eduardo Veloso (União Brasil)

– Meire Serafim (União Brasil)

– Roberto Duarte (Republicanos)

– Socorro Neri (PP)

– Zezinho Barbary (PP)

Votaram contra a PEC no 1º turno:

– Antônia Lúcia (Republicanos)

– Coronel Ulysses (União Brasil)

– Gerlen Diniz (PP)

No segundo turno da votação, quase todos os parlamentares mantiveram seus votos do primeiro turno. A exceção foi Antônia Lúcia, que desta vez votou a favor da PEC.

Atualmente, a regra sobre os repasses a candidaturas negras não está na Constituição, mas segue um entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respaldado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de que os recursos destinados a pessoas pretas e pardas devem ser proporcionais ao número total de candidatos desse perfil no pleito. Para entidades, o percentual definido na nova proposta pode representar uma diminuição dos repasses feitos às candidaturas negras.

Com informações do G1-AC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.