Menu

Acreana é selecionada pela ONU para debater em Harvard e Yale

Rosiane Dantas de Souza (mãe) e Luanna Souza Gama, de 16 anos - Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A estudante de ensino médio acreana Luanna Souza Gama, de 16 anos, foi convidada pela Organização das Nações Unidas – ONU a compor uma equipe de jovens do mundo inteiro que irão discutir nas universidades de Harvard e Yale, nos Estados Unidos, soluções para as crises enfrentadas no planeta. Guerras, aquecimento global, fome, e outras questões, serão temas de debates que serão acompanhados por agentes diplomáticos da ONU.

Luanna explica à reportagem do ac24horas que encontrou um anúncio do programa no Instagram e passou a participar de simulados de forma online, que incluíam produção de relatórios com as soluções propostas. “É uma oportunidade que você não desenvolve só a oratória, mas também a negociação, o conhecimento de outras culturas. Nós vamos tentar resolver problemas mundiais de forma pacífica e palpável”, afirmou a jovem. As discussões acontecem em inglês, mas a menina é fluente na língua com certificado emitido pela Cambridge Assessment English.

Anúncio

A mãe de Luanna, Rosiane Dantas de Souza, que é professora, disse que a filha é merecedora do convite. “Minha filha é maravilhosa, inteligente, dedicada e tem capacidade para debater assuntos a nível mundial. Desde pequena disse que queria ir pra NASA, fazer engenharia espacial. Essa porta se abriu e estou, como mãe, divulgando pra poder receber ajuda para a viagem, que vai ser em parte custeado pela escola, mas o valor inteiro é estimado entre R$ 28 mil e R$ 32 mil. Vou até o governador conversar com ele, pedir ajuda, e também peço a ajuda das pessoas para ajudar neste sonho”, pediu a mãe.

“Minha filha é maravilhosa, inteligente, dedicada e tem capacidade para debater assuntos a nível mundial”, diz Rosiane – Foto: Whidy Melo/ac24horas

Sonho da filha é também a realização da mãe

Rosiane Dantas conta que a filha é estudante do colégio META desde os 7 anos, mas na pandemia, enquanto Luanna iria para o nono ano do ensino fundamental, a família não teria condições de continuar a pagar as parcelas da escola, que é particular. Ao conversar com a gestão do META, Rosiane acabou recebendo do diretor-geral do Colégio Meta, Evaristo De Luca, uma bolsa parcial de estudos para a filha.

No ano seguinte, Rosiane voltou à escola com outra proposta: trabalhar na escola e dar parte do salário como permuta para que a filha continuasse tendo acesso a uma educação com qualidade. Novamente, com o histórico positivo da adolescente, Evaristo aceitou a condição. “Se fosse pra mim eu não pediria por vergonha, mas quando envolve filho a gente faz qualquer coisa. Agora me sinto orgulhosa e maravilhada”, afirmou a mãe.

A saída de Luanna para os Estados Unidos está marcada para 17 de janeiro e durará 14 dias. O número PIX para doações da viagem é celuannagama@gmail.com.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.