Menu

Após surto de gripe e diarréia, Força Nacional do SUS vacina indígenas do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) aplicou 548 doses da vacina contra a influenza em comunidades indígenas de Assis Brasil. Uma missão do grupo reforça o atendimento na região após aumento de casos de gripe e diarreia. A vacinação tem contribuído para a prevenção de novos casos.

Desde 1º de julho, uma equipe da Força Nacional do SUS — composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos — está na região. Além dos atendimentos, tem sido feito a investigação e o controle de casos de Síndrome Gripal (SG), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA).

Anúncio

A missão está concentrada nas aldeias do Rio Iaco, no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Purus. Ao todo, foram registrados mais de 266 casos de gripe e diarreia. Duas crianças morreram.

“Constatamos que as diversas aldeias estavam enfrentando um aumento súbito de influenza tipo A. Em virtude disso, a gente propôs uma campanha de vacinação na região. Montamos uma estratégia e começamos a imunizar toda aquela população. A melhor forma de prevenção é a vacinação”, salienta o coordenador da FN-SUS, Rodrigo Stabeli.

Como reforço, o Ministério da Saúde enviou caixas térmicas e insumos para estruturar as ações de imunização no local. Além disso, um freezer foi encaminhado para a aldeia Jatobá e Extrema, para fortalecer a rede de frio local.

A ação de vacinação é uma parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Acre, que disponibilizou as doses. A meta é imunizar 2 mil indígenas. Segundo a secretaria, as notificações têm mostrado que crianças de 1 a 5 anos e idosos acima de 60 anos são desproporcionalmente afetados com as doenças.

Assis Brasil é um município acreano de mais de 7 mil habitantes. A cidade está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia. O Sistema de informação da Atenção à Saúde indígena (SIASI) registra que duas etnias — Jaminawa e Manchineri — residem na localidade, totalizando 2,1 mil indígenas, distribuídos em 32 aldeias.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.