O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu instaurar um inquérito civil para apurar um procedimento do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) no âmbito do município. O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico da última sexta-feira, 5.
O documento do órgão controlador destaca que a omissão do Poder Público finda por violar direitos indisponíveis e irrenunciáveis, constitucionalmente previstos, os quais garantem não só o direito do cidadão de ter uma moradia, mas, também, de habitá-la em condições dignas, com a infraestrutura e saneamento adequado para a sua segurança e bem-estar, especialmente, no que diz respeito às vias de acesso.
Além disso, a promotora Dulce Helena de Freitas Franco relatou a necessidade de requisição de informações e documentos visando o completo esclarecimento dos fatos anteriormente descritos no que diz respeito ao processo de saneamento básico na capital e por isso abriu o inquérito. “Objetivando apurar se o SAERB procederá com a regularização do procedimento adotado para implantação de rede de água e esgoto,
O MP estipula um prazo de 01 (um) ano para conclusão do presente Inquérito Civil e emitiu ofício ao Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, reiterando o teor da requisição ministerial.
Resposta do Saerb
Ao ac24horas, o órgão disse que em resposta à Ação Civil Pública que trata do recapeamento asfáltico nas áreas de intervenção de manutenção e ligação de água e esgoto em Rio Branco, a pasta está ciente das preocupações levantadas e garantiu está tomando medidas concretas para resolver a situação o mais rápido possível.
“Atualmente, estamos em processo de aquisição de material asfáltico, com o objetivo de realizar os reparos necessários e garantir a qualidade e a segurança das vias públicas afetadas. Reconhecemos a importância de uma resposta rápida e eficaz para minimizar os transtornos enfrentados pelos cidadãos de Rio Branco.
O Saerb disse ainda que o compromisso é com a transparência e a eficiência na execução das obras públicas. “Estamos dedicados a solucionar este problema com a maior brevidade possível. Continuaremos a acompanhar de perto o andamento deste processo e manteremos a população informada sobre o progresso dos trabalhos. Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana de nossa cidade”, diz a nota.
Chega à coluna a denúncia de mortandade de gado no município de Boca do Acre.…
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…