Menu

Pesquisar
Close this search box.

Brasil atinge 75,3% da cobertura vacinal para BCG no 1º semestre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cobertura vacinal de BCG, que previne contra as formas mais graves da tuberculose, atingiu 75,3% em todo o país no 1º semestre de 2024. Segundo o Ministério da Saúde, o número já se aproxima do índice preliminar de 2023, quando 79,1% das crianças menores de 1 ano foram vacinadas.


O ministério recomenda que a dose seja aplicada o mais precocemente possível logo após o nascimento em bebês com mais de 2 quilos. Caso não seja possível administrar ainda na maternidade, a vacina deve ser realizada primeira ida à UBS (Unidade Básica de Saúde).

Anúncios


“Desde o início de 2023, uma série de ações vem sendo realizadas para reforçar a cultura de vacinação no país, com destaque para a estratégia de microplanejamento, recomendada pela OMS, que consiste em diversas atividades com foco na realidade local”, conta Eder Gatti, diretor do DPNI (Departamento do Programa Nacional de Imunizações).


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa são evitados em países onde a tuberculose é frequente e a vacina está integrada ao programa de vacinação infantil.


SINTOMAS


A tuberculose é transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch. Além dos pulmões, os ossos, os rins e os meninges também são afetados. Os principais sintomas são:


Tosse (pode conter sangue);


Falta de ar;


Dor no peito;


Fraqueza;


Perda de peso;


Febre e suor ao final do dia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido