Após a deliberação do fim da greve, a reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC), na condição de presidente do Conselho Universitário (Consu), anunciou por meio de nota que convocará uma reunião para discutir a reorganização do calendário acadêmico na próxima terça-feira, 9 de julho.
Segundo a instituição, a medida “é essencial para garantir que todas as decisões sejam tomadas de forma transparente e democrática, com a participação de todas as partes envolvidas”.
O comando local entregou um termo de compromisso com as propostas dos servidores à reitoria. Os docentes propuseram que só encerrariam a greve se a reitora Guida Aquino assinasse o termo, contudo, o documento não foi assinado pela instituição. Em relação a isso, a reitoria esclareceu que o documento proposto pelo comando local de greve docente não foi assinado devido a pontos que não eram possíveis de serem atendidos. “Algumas pautas dependem de um debate amplo com toda a comunidade e não apenas com alguns docentes do comando de greve, e envolvem não somente a administração da Ufac, mas também ministérios como MEC e MGI, entre outros. No entanto, a Reitoria assegura que tudo que estiver dentro da legalidade e das possibilidades da Ufac será debatido por toda a comunidade universitária nos fóruns adequados”, explicou.
A categoria iniciou o movimento no dia 29 de abril, reivindicando reestruturação da carreira, recomposição salarial e orçamentária, e revogação de normas aprovadas nos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). Os professores buscavam também a recomposição no quadro de servidores, construção do Hospital Universitário, criação de uma moradia estudantil para alunos de cidades do interior, debate permanente sobre políticas de combate ao assédio moral dentro da universidade e melhorias para o Colégio de Aplicação. Os docentes devem retornar às atividades na próxima segunda-feira, 8 de julho.
O nível do Rio Acre continua subindo na capita acreana. Conforme a Defesa Civil, a…
Uma confusão por pouco não termina em tragédia na tarde deste sábado, 28, em uma…
O governador Gladson Cameli (PP) afirmou em entrevista coletiva neste sábado, 28, ser favorável à…
O prefeito Tião Bocalom (PL), 71, oficializou o matrimônio com a advogada Kellen Nunes, 47,…
Esperando a segunda filha com Neymar, Bruna Biancardi falou sobre os julgamentos e críticas que…
Sabrina Sato, de 43 anos, abriu o coração ao falar sobre a experiência dolorosa de…