Menu

Dólar dispara e encerra semana cotado a R$ 5,59; Ibovespa fecha em queda

(crédito: Reprodução Unsplash )
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com uma valorização de 1,46% no último dia da semana, o câmbio do dólar comercial registrou o maior aumento diário desde o último mês de abril, e encerrou o pregão desta sexta-feira (28/6) cotado a R$ 5,59. A moeda norte-americana também acumulou alta de 11,47% somente no mês de junho.

No último dia da semana, declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto — que subiram o tom nos embates em relação ao cenário fiscal e à taxa de juros elevada — causaram mais apreensão no mercado financeiro e elevaram o câmbio ao pior patamar desde janeiro de 2022.

Anúncio

Em entrevista a uma rádio mineira, nesta sexta-feira, Lula disse que “não pode ficar brigando” com o atual presidente do Banco Central e acrescentou que o economista pensa ideologicamente como o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Acho que ele não está fazendo o que deveria corretamente, mas ele tem um mandato e até dezembro, ele é presidente”, completou o petista.

Já Campos Neto, criticou a reincidência de comentários negativos do presidente da República a respeito da condução da política monetária e da sua figura. “Quando você tem uma pessoa da importância do presidente questionando aspectos técnicos da decisão do Banco Central, gera um prêmio de risco na frente”, afirmou o chefe do BC, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Ibovespa fecha em queda

No último dia de operações do mercado em junho, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa/B3) encerrou o pregão em queda de 0,32%, aos 123.906 pontos, apesar de fechar o mês em alta de 1,48%.

A queda de grandes bancos influenciou a queda da bolsa nesta sexta-feira, com as ações do Bradesco em queda de 0,32% e as do Itaú Unibanco, de 0,09%. Os papeis do Banco do Brasil, que operaram no negativo na maior parte do dia, tiveram leve alta de 0,04%. Outra ação que pesou no Ibovespa foi a da Embraer, que caiu 5,42% ao final do pregão.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.