Menu

Operação apreende 3,8 toneladas de carne bovina clandestina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (Idaf) realizaram uma operação na quarta-feira (26) para apreender 3.800 kg de carne bovina clandestina em Rio Branco. A ação contou com a participação da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, além das polícias Civil e Militar.

Durante a operação, foram encontrados charques expostos à venda com rótulos irregulares e outros armazenados sem identificação em uma frutaria, que pertencia ao mesmo proprietário da fábrica. O promotor de Justiça Fernando Cembranel acompanhou a operação, que resultou na prisão em flagrante do gerente e do responsável técnico da fábrica. Essa fábrica comercializava charque bovino com uso de sal mineral animal, imprópria para consumo humano, e não seguia condições adequadas de higiene.

Anúncio

A operação teve início após denúncia ao Idaf de que uma marca de charque da merenda escolar de Cruzeiro do Sul apresentava mau odor e irregularidades na rotulagem. O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC realizou uma inspeção e descobriu que o endereço de fabricação no rótulo era falso. No endereço correto, a equipe verificou que a produção ocorria sem proteção adequada, com carnes expostas ao ar livre, destinadas ao mercado local e à merenda escolar.

A fábrica já havia sido desativada antes da operação desta quarta-feira. Além da apreensão das carnes, que passaram por perícia da Polícia Civil e foram enterradas no aterro sanitário, as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal irão recolher o produto em todo o estado.

Com informações da Agência de Notícias do MP-AC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.