Menu

STF aprova descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

Ministro Dias Toffoli, do STF - Crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta terça-feira (25), para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. O ministro Dias Toffoli esclareceu seu voto, acompanhando o relator, ministro Gilmar Mendes, e ampliou a decisão para incluir todas as drogas. “Meu voto é claríssimo no sentido de que nenhum usuário, de nenhuma droga, pode ser criminalizado”, afirmou Toffoli.

Com isso, o placar está em 6 a 3 a favor da descriminalização, garantindo a maioria da Corte. Ainda faltam votar os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia. A decisão transforma as punições de criminais para administrativas.

Anúncio

Além de Gilmar e Toffoli, votaram pela descriminalização os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Foram contrários os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques.

O STF ainda deve definir a quantidade de maconha que caracterizaria uso pessoal, que deve ficar entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis

O POVO

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.