Menu

Arthur Aguiar usa leite materno para tentar curar terçol; médica explica: ‘técnica’ é mito

Arthur Aguiar. Reprodução/Instagram.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ator Arthur Aguiar compartilhou com seus seguidores que está com terçol e sua mulher, a influencer Jheny Santucci, indicou que ele usasse o leite materno da amamentação do seu filho, Gabriel, para se livrar mais rápido da inflamação

Porém, o método é um mito e não é indicado por especialistas. Em entrevista a IstoÉ Gente, Juliana Zarate, médica oftalmologista na Kora Saúde, explicou que não há evidências científicas que comprovem a eficácia do leite materno no tratamento de terçol

Anúncio

“Nós, especialistas, recomendamos o uso de tratamentos mais comprovados, como compressas mornas e, se necessário, medicamentos tópicos ou antibióticos prescritos por um médico”, disse.

É preciso lembrar que o terçol, também conhecido como Hordéolo, é uma inflamação que ocorre ao redor dos olhos quando algumas glândulas, Zeiss e Mol (presentes nas pálpebras) se entopem ou são infectadas por bactérias. Ele se manifesta como uma pequena protuberância vermelha e dolorida na borda da pálpebra, muitas vezes acompanhada de inchaço e sensibilidade.

Riscos de usar o leite materno

A médica reforça que o alimento não é recomendado e que outros tipos de receitas caseiras são perigosas e podem causar outros tipos de infecções.

“Além de não ter propriedades específicas para combater a infecção, existe o risco de que o leite materno, dependendo das condições de armazenamento, possa perder suas propriedades e até se contaminar, potencialmente agravando a infecção na região ocular. Portanto, é mais seguro e eficaz seguir tratamentos médicos”, falou.

“Ressalto que receitas caseiras são muito perigosas porque podem causar infecções oculares com bactérias úlceras de córneas e em casos mais avançados podem levar a cegueira ocular”, pontuou.

O tratamento indicado, segundo a especialista, geralmente inclui: compressas mornas, que ajudam a reduzir a dor e acelerar a drenagem do pus, higiene ocular, ou seja, manter a área da pálpebra limpa, evitando o uso de maquiagem ou lentes de contato até que o terçol melhore e medicamentos, em casos mais graves ou persistentes, um médico pode prescrever antibióticos tópicos ou orais.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.