O ator Arthur Aguiar compartilhou com seus seguidores que está com terçol e sua mulher, a influencer Jheny Santucci, indicou que ele usasse o leite materno da amamentação do seu filho, Gabriel, para se livrar mais rápido da inflamação
Porém, o método é um mito e não é indicado por especialistas. Em entrevista a IstoÉ Gente, Juliana Zarate, médica oftalmologista na Kora Saúde, explicou que não há evidências científicas que comprovem a eficácia do leite materno no tratamento de terçol
“Nós, especialistas, recomendamos o uso de tratamentos mais comprovados, como compressas mornas e, se necessário, medicamentos tópicos ou antibióticos prescritos por um médico”, disse.
É preciso lembrar que o terçol, também conhecido como Hordéolo, é uma inflamação que ocorre ao redor dos olhos quando algumas glândulas, Zeiss e Mol (presentes nas pálpebras) se entopem ou são infectadas por bactérias. Ele se manifesta como uma pequena protuberância vermelha e dolorida na borda da pálpebra, muitas vezes acompanhada de inchaço e sensibilidade.
Riscos de usar o leite materno
A médica reforça que o alimento não é recomendado e que outros tipos de receitas caseiras são perigosas e podem causar outros tipos de infecções.
“Além de não ter propriedades específicas para combater a infecção, existe o risco de que o leite materno, dependendo das condições de armazenamento, possa perder suas propriedades e até se contaminar, potencialmente agravando a infecção na região ocular. Portanto, é mais seguro e eficaz seguir tratamentos médicos”, falou.
“Ressalto que receitas caseiras são muito perigosas porque podem causar infecções oculares com bactérias úlceras de córneas e em casos mais avançados podem levar a cegueira ocular”, pontuou.
O tratamento indicado, segundo a especialista, geralmente inclui: compressas mornas, que ajudam a reduzir a dor e acelerar a drenagem do pus, higiene ocular, ou seja, manter a área da pálpebra limpa, evitando o uso de maquiagem ou lentes de contato até que o terçol melhore e medicamentos, em casos mais graves ou persistentes, um médico pode prescrever antibióticos tópicos ou orais.