A disputa é para profissionais

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

A VICE-GOVERNADORA Mailza Assis, tem dito abertamente nas suas últimas entrevistas de que, ela só tem um foco político se assumir o governo; caso o governador Gladson se afaste no início de 2026, para disputar o Senado: ser candidata a continuar no mandato. Se de fato é essa a sua vontade, vai disputar com a caneta que demite e que nomeia, que costuma ter um peso numa eleição majoritária. Mas isso não é tudo para decidir uma eleição de governo. Lhe falta muito para a disputa do cargo de governadora; e um dos pontos nas quais ela falha, é na sua comunicação. Precisa ser mais simpática, expansiva, e menos contida. E por lhe faltar ainda formar e ampliar alianças; ninguém tem sucesso numa corrida para o governo se disputar só entre os muros do seu nicho de seguidores. A primeira empatia que ela tem que buscar é com o eleitor, ser mais ousada e menos passiva nos seus atos. Se ficar na passividade que se encontra, vendo o tempo passar pela janela, terá dificuldade de alcançar sua maior meta, que é vencer a eleição e sentar na cadeira do Palácio Rio Branco. O jogo para o governo não é para amadores, mas para profissionais. A Mailza precisa cair nessa realidade.


DEU UMA RECUPERADA


LULA subiu no último Datafolha a sua popularidade para 36 por cento. Ficou com 31 por cento de reprovação. Pode chegar em 2026 competitivo para disputar novo mandato. Numa eleição, o Lula sabe como mexer o doce. Se bem que, são números inferiores ao que tinha nos dois primeiros mandatos.


SENTIU O BAQUE


O PRESIDENTE da Câmara Federal, Artur Lira, sentiu o baque da rejeição popular à PEC do Estuprador, e não mais colocará a matéria em debate neste semestre. Nunca justificariam a pena do estuprador ser menor do que a da mulher violentada que aborta. Essa PEC é tudo, menos a favor da vida.


CONVITE FORMAL


O GOVERNADOR Gladson vai insistir para que o presidente Lula esteja presente na inauguração da ponte de Xapuri. Está pouco se lixando para os radicais de extrema-direita da taba, que ainda duvidam ser a terra redonda e acham que todo adversário é comunista.


A GRANDE FARSA


A GRANDE farsa da última eleição presidencial foi montada pelas principais lideranças evangélicas de renome nacional. Espalharam que o Lula ganhando ia fechar as igrejas, que iria liberar o aborto (como se tivesse o poder), que trocaria as cores da bandeira para o vermelho e que tornaria o Brasil num regime comunista. Tudo para tentar enganar os trouxas a não votar no Lula. Nada aconteceu. Não será de se admirar se essa turma voltar em 2026, com novas versões da mentira.


NÃO SE BAIXA POR DECRETO


É TRUCULENTO o discurso do presidente Lula contra a autonomia do Banco Central e ao seu presidente Roberto Campos, por não baixar os juros. Juro não se baixa por decreto, fizeram isso no governo da Dilma e todos sabem como acabou sua gestão. O Lula deveria ser brabo com a Venezuela, que impediu seus principais opositores de disputarem a eleição presidencial. Mas bate palmas.


NÃO BRIGO COM PESQUISAS


NÃO brigo com pesquisas. Um adendo: quando são sérias. As que são montadas para agradar se mexendo na margem de erro, nem comento. Dois institutos caseiros têm acertado os resultados eleitorais pela seriedade de ambos: Data Control e DELTA. Esperemos, pois, as próximas rodadas para se ter uma noção do quadro.


GOLPE NO RUEDA


A POSSE da vice-governadora Mailza Assis como secretária de Ação Social, foi um golpe no guloso grupo do Fábio Rueda, que já dava como certo que comandaria a pasta. Em tempo: a ex-deputada federal Vanda Milani (PSDB) não chancelou nenhuma indicação a cargo no órgão, como se publicou.


JÁ FOI INAUGURADA, BOCALOM!


A PMRB expediu convite para a inauguração, hoje, no Calafate, de uma Unidade de Saúde da Família. Só que acabou a surpresa. Depois de um vídeo gravado ontem pelo assessor Frank Lima, mostrando a obra com minúcias antes do prefeito Bocalom fazer o anúncio, este fará hoje apenas a segunda inauguração. A primeira inauguração foi feita pelo Frank.


QUEBROU O PAU


UM VÍDEO que viralizou nas redes sociais, foi o do militante Ruy Birico dando berros num chefe da RBtrans. O Birico nunca foi de ficar calado.


FORA DE COGITAÇÃO


ESTÁ fora de cogitação qualquer rompimento do governador Gladson com a deputada federal Socorro Neri (PP). O respeito entre ambos, continua, em que pese a torcida para que brigassem. Diferenças políticas se resolvem com o diálogo. Ponto final.


HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE


QUEM convive na secretaria municipal de saúde tem comentado que o novo secretário, Nogueira, já conseguiu um tento: o tratamento com urbanidade aos que procuram aquela secretaria.


NÃO SERÁ FÁCIL


ELEIÇÃO é eleição, mas pelas alianças formadas pelo candidato a prefeito Michel Marques (UB), em Bujari, o prefeito Padeiro vai enfrentar uma parada dura. Não será nada fácil derrotar um adversário em torno do qual toda oposição se uniu.


PENDURANDO AS CHUTEIRAS


QUEM está pendurando as chuteiras é o deputado e secretário de Agricultura, Luiz Tchê (PDT). O lançamento do filho, Felipe Tchê (PDT) como candidato a vereador, é para torná-lo seu sucessor na política.


FORA DO DEBATE


SERÁ difícil o senador Alan Rick (UB) conseguir o apoio do MDB para a sua candidatura a governador, em 2026. A cúpula do MDB não engole a “arrogância” como foi tratada por Alan na conversa sobre a disputa da PMRB. Eleição majoritária não se cisca para fora, e na política um dia é atrás do outro, Alan Rick esqueceu?


CHAPA REDONDA


O SOLIDARIEDADE do deputado Afonso Fernandes deu uma aula de como montar uma chapa competitiva de candidatos a vereador, estando fora do poder. Tende a eleger dois vereadores em Rio Branco.


NÃO RESISTE UM SOPRO


ESSE projeto do vereador João Luz, de querer regular o que uma família deve fazer, pelo que se leu no arrazoado inicial do MP, não resistirá a um sopro jurídico se for analisado pela justiça. A batata quente está nas mãos do prefeito Bocalom, que poderá vetar ou não a matéria.


VOTO DE LEGENDA


O CHAMADO voto de legenda (quando se vota no partido) sempre ajuda a eleger mais vereadores. Os que podem ser beneficiados nesta eleição são os candidatos do PL, NOVO e MDB. O PP está fora, não tem candidato a prefeito na capital.


VOAR MAIS ALTO


O DEPUTADO federal Eduardo Veloso (União Brasil) tem metas para voar mais alto em 2026, como a disputa de uma das duas vagas para o Senado.


FORA DO GOVERNO


JORGE VIANA (PT) deverá voltar ao palco da política em 2026, quando disputará uma cadeira de senador. Não está no seu foco novamente disputar o governo.


QUE NUNCA TENHAM


QUE os políticos e os que defendem a PEC do Estuprador, que nunca tenham a dor de ver uma filha estuprada. Não se brinca de ideologia e fanatismo religioso com a dor alheia de um pai e de uma mãe que passaram por este calvário.


FRASE MARCANTE


“Não haveria oceano sem a gota de água”. Ditado persa.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Apresentador Emilio Surita faz imitação homofóbica de âncora da GloboNews

Emílio Surita foi parar nos tópicos mais comentados do X ao fazer uma imitação homofóbica…

25/07/2024

Morre pai de Iran Malfitano; ator lamenta nas redes sociais

Iran Malfitano Arantes, pai do ator Iran Malfitano Filho, morreu aos 78 anos de idade…

25/07/2024

Caminhão tomba na BR-364 e população saqueia refrigerante na frente da polícia

Um caminhão carregado com refrigerantes e água mineral tombou nessa terça-feira, 23, na BR-364, em…

25/07/2024

Tempo seco faz IMAC suspender autorização de queimadas em todo o Acre

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 25,…

25/07/2024

Homem é condenado a 28 anos de prisão pelo assassinato da namorada

David de Oliveira Rodrigues foi julgado na última quarta-feira, 24, pelo assassinato de sua então…

25/07/2024

Motociclista bate em trator e vai parar no pronto-socorro

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um trator (rolo compressor) deixou Maria das Dores Lúcio…

25/07/2024