O nível do Rio Acre registra 1,90 metro na manhã desta terça-feira, 18, e a Defesa Civil Municipal em Rio Branco sinaliza que o decreto de emergência pode ser emitido já em julho. O tenente-coronel Cláudio Falcão informou ao ac24horas que em razão da severa estiagem, 115 dos mais de 200 bairros de Rio Branco estão vulneráveis à escassez hídrica neste período.
Ele esclarece que, embora o governo já tenha decretado emergência, as iniciativas devem partir dos municípios. “Estamos nos preparando para esse plano no mês de julho”, disse Falcão.
Uma das medidas iminentes é a implementação de um plano de contingência que prevê o início do abastecimento de água na zona rural nesta semana, beneficiando cerca de 19 mil pessoas. “Estamos agilizando para começar esse abastecimento ainda esta semana, atendendo inicialmente aproximadamente 19 mil pessoas”, afirmou Falcão.
O tenente-coronel também alertou para os prejuízos significativos que a severa estiagem deste ano pode causar à zona rural do município, com estimativa de que 40% da produção possa ser afetada. “A zona rural enfrentará perdas econômicas significativas. Estima-se que a população rural perca 40% de sua produção durante o período de estiagem severa, afetando plantações e a produção leiteira”, explicou.
Além disso, Falcão informou que está previsto para esta semana o início do abastecimento de água nas áreas rurais afetadas pela seca.
O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) comunicou na noite desta quarta-feira, 27, a fuga do…
Para comemorar os 35 anos da campanha Papai Noel dos Correios, foi realizada na noite…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), comentou nesta quarta-feira (27) a denúncia do…
Nesta próxima sexta-feira, 29, acontece em Rio Branco a programação da Semana Nacional de Regularização…
Em cerimônia no auditório do Ministério Público do Acre, em Rio Branco, a Prefeitura de…
Lideranças indígenas denunciaram nesta quarta-feira, 27, por meio de rede social, que um grupo de…