Categories: Acre Notícias

MP defende indeferimento de pedido para suspender lei que cria Repac para Rueda

Por
Marcos Venicios

O procurador-geral Adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, do Ministério Público do Acre, protocolou nesta segunda-feira, 17, o posicionamento do parquet pelo indeferimento do pedido de liminar até a análise final do mérito na ação direta de inconstitucionalidade patrocinada pelo PCdoB do Acre que pedia a suspensão da eficácia da Lei Ordinária nº 4.351, de 9 de maio de 2024, que criou a Representação do Governo do Acre em Brasília com status de secretaria. A ação está sob a relatoria do desembargador Raimundo Nonato Maia.


“Por fim, à míngua de evidência do fumus boni iuris, certo é que acabou prejudicada a apreciação do periculum in mora, mediante o raciocínio de que não há como se considerar o perigo na demora quanto a norma sobre a qual sequer foi demonstrado o sinal do bom direito, pondo-se sob o sol a plausibilidade dos argumentos pela inconstitucionalidade do dispositivo impugnado. Isto é, o simples fato de não se alinhavar como a norma, pelo menos em análise perfunctória, poderia ser avessa aos termos da Constituição Estadual, notadamente aos princípios da reserva legal, divisão de poderes, conformidade funcional e da administração pública, esvazia, por absoluto, o risco articulado que a permanência dos seus efeitos jurídicos poderia causar, não apenas ao processo legislativo, mas também à sociedade”, argumentou Jerônimo ao refutar o pedido de liminar.


Os advogados do PCdoB defendiam que a lei questionada criava mais cargos comissionados e alterava leis, o que na visão deles era inconstitucional levando em conta a situação do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal.


ENTENDA O CASO


A representação havia sido extinta e foi recriada pelo governo do Acre para encaixar o médico Fabio Rueda, visando uma composição política na disputa das eleições de 2024, em que o União Brasil abria mão de indicar o vice para que o secretário de governo, Alysson Bestene (PP), fosse o escolhido na chapa encabeçada por Tião Bocalom, candidato à reeleição.


A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Gladson Cameli. Com isso, Fábio Rueda foi nomeada chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília.


Share
Por
Marcos Venicios

Últimas Notícias

  • Extra Total 2

Campus Tour 2024 leva mais de 1,5 mil estudantes para conhecer cursos da Uninorte

O Centro Universitário Uninorte realiza mais uma edição do Campus Tour 2024, que acontece nesta…

22/11/2024
  • Acre

Socorro Neri antecipa retorno ao Acre para despedida de Flaviano Melo

A deputada federal Socorro Neri (Progressistas) anunciou nesta sexta-feira (22) que decidiu antecipar seu retorno…

22/11/2024
  • Destaque Entretenimento

Kennedy Santos encara as ladeiras de Cruzeiro do Sul: “será que voltamos de bike ou carona?”

Cruzeiro do Sul, a famosa “terra da farinha e das ladeiras”, foi palco do mais…

22/11/2024
  • Notícias

Bem avaliada, Eliana já tem futuro definido na Globo após The Masked Singer

Eliana Michaelichen já tem mais um projeto definido para 2025. Além da temporada especial do…

22/11/2024
  • Destaque 3

Açude que abastece Acrelândia corre risco de seca total

A população de Acrelândia tem sido alertada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado…

22/11/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Simone Mendes e padre Fábio de Mello cantam na final do concurso de café

A cantora Simone Mendes, considerada hoje a grande estrela da música sertaneja brasileira, e o…

22/11/2024