No Dia do Meio Ambiente, servidores do IBAMA e ICMBio ameaçam greve no Acre

Published by
Whidy Melo
[elementor-template id="1541731"]

Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio paralisaram as atividades nesta quarta-feira (5), em todo o Brasil, em manifestação contra a falta de diálogo do Governo Federal em relação a reestruturação da carreira dos especialistas em Meio Ambiente, e outras demandas.


Em Rio Branco, os servidores se aglomeram com faixas e cartazes na sede do IBAMA, no conjunto Jardim Nazle, e falam de uma deflagração de greve caso o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal não dê resposta às questões colocadas na mesa há meses.


“Hoje estamos entregando centenas de cargos de chefia. Estamos cansados de ser vítimas de desvio de função, de dirigir carro, de passar por sabotagens, tiroteios, péssimas condições de campo que trazem doença, ameaças. Hoje é o dia internacional do meio ambiente e se o Governo não nos atender vamos pra greve”, disse Roberta Graf, presidente da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e que representa servidores do IBAMA, ICMBIo, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Anúncios


Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), até o início da manhã desta quarta-feira 239 Servidores do Ibama de cerca de 400 já assinaram a carta de entrega de cargos de confiança.


O sindicato aponta ainda que 497 Fiscais do Ibama de cerca de 700 e 245 servidores de cerca de 600 do ICMBio já assinaram a carta de pedido de desligamento da Portaria de Fiscalização. Na prática, a medida tira esses servidores da função de fiscalização que exercem.


Na sexta-feira (31), os movimentos alertaram o governo sobre a paralisação.


Uma carta assinada pelo presidente da Ascema, Cleberson Zavaski, à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; ao Presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires; e ao Diretor-Geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Joseph Batmanian.


Nela, disse que “na primeira semana de junho completam-se seis meses de mobilização das servidoras e servidores do MMA, Ibama, ICMBio e SFB pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente – CEMA e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA”, e que “embora as negociações com o Governo Federal tenham se iniciado em outubro passado, até o momento muito pouco se avançou para que um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal fosse firmado”.


Ao final, disse: “Infelizmente, o aparente desinteresse do Governo Federal em realizar a justa e devida reestruturação da Carreira e do PECMA não nos traz motivos para celebração. Portanto, frente a necessidade de seguirmos mobilizados e pressionando para que tenhamos o reconhecimento do governo, as servidoras e servidores ambientais federais de todo o país se unirão em uma paralisação nacional no próximo dia 5/6/2024, quando serão realizados atos em todos os estados e no Distrito Federal em prol da reestruturação da Carreira e do PECMA”, diz a carta.


Procurados pela CNN, o Ministério de Meio Ambiente e da Gestão não se manifestaram.


Com informações da repercussão da paralisação nacional de CNN.


Share
Published by
Whidy Melo

Recent Posts

Brasil colocou taxação de super-ricos na agenda global, diz Haddad

Ao fim do primeiro dia da 3ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de…

25/07/2024

Mega-Sena acumula de novo e prêmio chega a R$ 72 milhões; confira dezenas

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2753 da Mega-Sena. O que aconteceu:…

25/07/2024

Moradores fecham Estrada do Calafate e liberam via após negociação com PM

Moradores da região do Calafate interditaram a estrada que dá acesso ao bairro de mesmo…

25/07/2024

Garro tira golaço da cartola e garante empate do Corinthians com o Grêmio

O Corinthians arrancou um empate em 2 a 2 com o Grêmio nesta quinta-feira (25),…

25/07/2024

Cuiabá perde para o Palestino e está eliminado da Sul-Americana

Palestino derrotou o Cuiabá na noite desta quinta-feira (25), pela partida de volta dos playoffs…

25/07/2024

Eletricista morre ao cair do forro de igreja em Rio Branco

O eletricista Marco da Costa Muniz, de 49 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, 25,…

25/07/2024