O Grêmio sofreu, mas contou com uma noite iluminada de Marchesín e venceu o Huachipato por 1 a 0, nesta terça-feira (4), em jogo atrasado pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Com a vitória, o Imortal já garantiu sua vaga nas oitavas de final.
Diego Costa marcou o único gol do jogo no estádio CAP, no Chile. O atacante aproveitou cruzamento de escanteio e empurrou para as redes.
Marchesín foi fundamental para a vitória gremista fora de casa. O goleiro fez, pelo menos, quatro defesas importantes na etapa final, quando o gramado ficou encharcado e cheio de poças por causa das fortes chuvas.
O Grêmio já está nas oitavas, mas ainda luta pela liderança do grupo. Para isso, a equipe precisará vencer o seu próximo jogo. Caso empate ou perca para o Estudiantes, fechará a primeira fase na segunda posição, atrás do The Strongest — também já classificado. A equipe brasileira tem nove pontos, enquanto os bolivianos têm 10.
O Grêmio volta a campo no próximo sábado (8), quando enfrentará justamente o Estudiantes, no Couto Pereira, às 19h (de Brasília), em jogo atrasado pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores.
Caso passe em primeiro lugar, o Grêmio enfrentará o Peñarol nas oitavas de final. Se ficar em segundo, a equipe brasileira terá pela frente o Fluminense.
Como foi o jogo
O primeiro tempo foi bastante elétrico no Chile. O Huachipato ensaiou uma pressão nos minutos iniciais, mas que logo foi controlada pelo Grêmio, que assumiu as rédeas da partida.
Uma leve ‘blitz’ colocou o Grêmio na frente. A pressão gremista em resposta ao bom início do time da casa deu resultado. O gol marcado por Diego Costa após cobrança de escanteio fez o Huachipato se lançar ainda mais ao ataque e abrir espaços na defesa, permitindo que a equipe brasileira tivesse diversas chances de ampliar o placar no primeiro tempo.
A trave evitou uma goleada gremista na etapa inicial. Após o gol, o Imortal parou no poste três vezes: Pepê, Soteldo e Everton Galdino chegaram perto de marcar o segundo, mas não tiveram sorte.
O Huachipato voltou pressionando e assustando o Grêmio. A equipe chilena teve quatro chances claras de gol dentro dos 10 minutos iniciais da etapa final, mas parou em três defesas de Marchesín e na trave uma vez.
O campo encharcado dificultou o andamento do jogo e deixou a partida mais violenta. As poças que se formaram após a chuva se intensificar no intervalo fizeram a bola parar em alguns trechos do gramado e propiciaram os carrinhos dos defensores, alguns mais fortes, e que esquentaram o clima no estádio.
O Huachipato tentou uma nova pressão nos minutos finais. A equipe chilena abusou dos cruzamento na área já que encontrou dificuldades em chegar com a bola no chão devido ao estado do gramado. Marchesín e a defesa gremista se portaram bem e evitaram o empate dos donos da casa.
Lances importantes e gols
Huachipato assustou primeiro. A equipe chilena trabalhou a bola e virou o jogo da direita para a esquerda. Castillo chegou finalizando da entrada da área e mandou a bola à direita do gol defendido por Marchesín.
Everton Galdino ficou no quase. O atacante do Grêmio recebeu pela direita da área, limpou a marcação e finalizou duas vezes, mas parou no goleiro e, depois, na defesa adversária.
Diego Costa colocou o Grêmio na frente. Cristaldo alçou bola na área do Huachipato, e Diego Costa se antecipou à defesa para cabecear e abrir o placar para o Imortal Tricolor.
Grêmio parou na trave. Reinaldo encontrou Pepê dentro da área. O meio-campista finalizou e acertou a trave. Na sobra, Everton Galdino não conseguiu finalizar e viu a defesa afastar o perigo.
Quase sem querer. Castillo recebeu pela esquerda do ataque e tentou cruzamento na área, mas pegou errado na bola. Ela foi em direção ao gol do Grêmio, mas encobriu Marchesín e saiu raspando a trave.
Parra evitou o segundo do Grêmio. Soteldo fez bom lance individual pela direita e cruzou para o meio. Cristaldo finalizou, mas Parra caiu para espalmar e evitou que o Tricolor ampliasse o placar.
Soteldo também parou na trave. O venezuelano aproveitou erro na saída de bola do Huachipato e finalizou da entrada da área. A bola passou por Parra, mas bateu na trave direita e saiu.
Galdino acertou o poste também. O atacante apareceu atrás da defesa em cobrança de falta de Reinaldo e finalizou de primeira, cruzado. A bola beijou a trave e voltou nas mãos do goleiro Parra.
Trave e Marchesín salvaram o Grêmio. O Huachipato quase deixou tudo igual em quatro lances seguidos. No primeiro, Gutiérrez finalizou de bico e acertou a trave. Depois, foi a vez do goleiro gremista brilhar. Marchesín espalmou uma bomba de Montes de fora da área, salvar uma finalização no ângulo esquerdo de Castillo e evitar gol contra de Kannemann após cruzamento na área.
Marchesín brilhou mais uma vez. Vargas pegou sobra de bola na entrada da área e finalizou firme, no canto esquerdo alto do goleiro gremista, que voou e conseguiu mandar em escanteio.
FICHA TÉCNICA
HUACHIPATO 0 X 1 GRÊMIO
Data e horário: 04 de junho de 2024, às 21h (de Brasília)
Competição: 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Local: Estádio CAP, em Talcahuano, no Chile
Árbitro: John Ospina (COL)
Assistentes: Richard Ortíz (COL) e David Fuentes (COL)
VAR: Leonard Mosquera (COL)
Cartões amarelos: Sepúlveda, González, Malanca (HUA), Pepê, Reinaldo (GRE)
Gols: Diego Costa (5’/1°T)
HUACHIPATO: Parra; Joaquín Gutiérrez (Jeisson Vargas), Gazzolo, Imanol González (Leandro Díaz) e Antonio Castillo (Sebastián Sáez); Santiago Silva (Renzo Malanca), Sepúlveda e Palmezano; Maxi Gutiérrez, Maxi Rodríguez e Cris Martínez. Técnico: Francisco Troncoso
GRÊMIO: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê (Du Queiroz) e Cristaldo (Carballo); Everton Galdino (Nathan Fernandes, depois Gustavo Nunes), Soteldo (Gustavo Martins) e Diego Costa. Técnico: Renato Gaúcho
O árbitro Josué França, que apitará o jogo entre o sub-20 do Flamengo contra o…
10 jogadores da Escolinha Oficial do Flamengo em Rio Branco conhecerão o time sub-20 carioca…
Uma chuva começou por volta das 14h deste domingo (24) em Rio Branco, poucas horas…
Os portões de acesso para torcedores no estádio Arena da Floresta abriram pontualmente às 14h,…
Mônica Martelli e Tatá Wenerck não seguraram a emoção ao lembrar de Paulo Gustavo. As…
O Governo do Acre divulgou neste domingo, 24, uma lista dos itens que serão proibidos…