Categories: Cotidiano Notícias

No Acre, 73% de alunos do 2º ano do fundamental sabem ler e escrever

Por
Agência de Notícias do Acre

O governo federal, por meio do Ministério da Educação, apresentou, nesta terça-feira, 28, os resultados da primeira avaliação censitária do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.


Presente ao evento, o secretário de Educação, Cultura e Esportes do Acre, Aberson Carvalho, revelou que 49% dos estudantes matriculados na rede estadual cursam os primeiros anos do ensino fundamental. Deste montante, 73% chegaram ao fim do 2º ano do ensino fundamental alfabetizados, em 2023.


“O resultado alcançado é muito significativo e vamos avançar ainda mais. No ano passado, o governo do Estado lançou o programa Alfabetiza Acre, que visa compreender a alfabetização das crianças na idade certa, como também um trabalho forte na educação de jovens e adultos”, enfatizou o gestor.


De acordo com o levantamento, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental, em 2023. O índice alcançado é o mesmo registrado no período pré-pandêmico.


“Em 2019, o percentual de estudantes alfabetizados na rede pública do país era de 55%, percentual que, com a pandemia, caiu para 36% em 2021. Em 2023, retomamos ao patamar anterior, subindo para 56%”, afirmou o ministro Camilo Santana.


O compromisso conta com a adesão das 27 unidades da federação e de 99,8% dos municípios do país. Até o fim deste ano, a meta de alfabetização projetada pelo governo federal é de 60% das crianças. Para 2025, são 64%, e 67% em 2026. O principal objetivo é que, a partir de 2030, 80% dos brasileiros saibam ler e escrever até o final do 2º ano do ensino fundamental.


“Vamos acompanhar estados e municípios, com informações, para orientar e discutir melhorias e divulgar as boas práticas. Eu acho pouco 80%, mas é muito se a gente imaginar o histórico do ensino fundamental deste país. Quando a gente melhorar a qualidade da educação, a pessoa de classe média vai preferir colocar seu filho na escola pública em vez da escola particular”, declarou Lula.


Share
Por
Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024