O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) anunciou a criação de um procedimento administrativo com o intuito de monitorar e assegurar a integridade do processo eleitoral para as eleições municipais de 2024. A medida foi oficializada no Diário Eletrônico desta terça-feira, 28.
O objetivo do procedimento, conforme informado pelo órgão, é implementar ações extrajudiciais preventivas e orientativas que garantam a normalidade e a legitimidade das eleições. “O Ministério Público tem o dever de defender o regime democrático e a legitimidade das eleições, atuando de forma preventiva, especialmente no acompanhamento da legalidade do processo de escolha e registro de candidaturas”, declarou o MP-AC.
A promotora Bianca Bernardes foi responsável por dar início ao ato administrativo, reforçando o compromisso do MP-AC em adotar medidas que preservem a normalidade e a legitimidade do pleito.
Como parte das ações iniciais, o MP-AC comunicou eletronicamente o Grupo de Apoio à Atividade Eleitoral (GAAE) sobre o procedimento, enviando cópias do documento aos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, assim como aos partidos políticos envolvidos.
O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) protocolou um requerimento na última segunda-feira (25) solicitando uma…
A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre decidiu negar a apelação apresentada…
A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “planejou, atuou e teve…
Cabos de aço estão sendo instalados durante as obras de recuperação estrutural da Passarela Joaquim…
Andressa Urach teve uma noite desagradável ao participar de uma festa na segunda (25). A…
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigação da Delegacia de…