Categories: Acre Notícias

Fluxo de migrantes volta a crescer em Assis Brasil e segunda casa de apoio é criada

Por
Raimari Cardoso

O prefeito do município de Assis Brasil, Jerry Correia (PP), informou ao ac24horas que a chegada de migrantes estrangeiros na cidade fronteiriça voltou a crescer nas últimas semanas elevando o nível de preocupação com o problema que no curso dos últimos anos tem oscilado entre momentos de maior e menor movimentação.


De acordo com Jerry Correia, atualmente, a cidade está acomodando cerca de 100 estrangeiros, a maior parte deles venezuelanos. O prefeito diz que por conta do crescimento desse fluxo, uma segunda casa de apoio teve que ser criada para permitir melhor alocação dos migrantes.


“A gente tem percebido, mais uma vez, o aumento na chegada de estrangeiros, na maioria venezuelanos. Tivemos que abrir uma outra casa de apoio, alugando um outro imóvel, mais espaçoso e ventilado, e estamos colocando as pessoas solteiras em um local e as famílias no outro”, afirmou.


Correia destacou também uma mudança de hábito de parte dos migrantes, que está se recusando a ser levada para os abrigos, optando por ficar nas ruas, onde passam a pedir, principalmente dinheiro, para arcar com os custos de deslocamento para onde pretendem ir dentro do território brasileiro, além de caronas.


O gestor informou que por meio de parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Ministério Público e Polícia Federal, o município tem conseguido agilizar os trâmites necessários para que os estrangeiros possam seguir viagem. O apoio do Governo Federal também foi destacado pelo prefeito.


“Ainda temos recursos do Governo Federal, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que nos ajuda na parte da alimentação e de manutenção da casa de apoio, mas já estamos pleiteando mais recursos para esse fim. Também temos veículos para encaminhá-los a Rio Branco após obterem a documentação”, explicou.


O agravamento da situação em Assis Brasil tem reflexos diretos nas cidades de Brasiléia e Rio Branco, que também possuem abrigos destinados aos migrantes. Na capital, o espaço localizado na Baixada da Sobral está com quase o dobro da sua capacidade de atendimento, segundo as informações divulgadas pela imprensa nos últimos dias.


Na semana passada, o Ministério Público do Acre (MP-AC) abriu um procedimento administrativo para acompanhar o cumprimento do Plano de Ação para Acolhimento de Imigrantes em situação de vulnerabilidade em Rio Branco. O órgão apura se os estrangeiros estão recebendo a devida assistência durante a passagem pela capital acreana.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Campeonato da Mentira tem história de arraia como vencedora no Acre

Um “causo” sobre a travessia de um Igarapé com arraias foi o vencedor do campeonato…

22/12/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom inaugura pista de gelo na Praça da Revolução: “Sensação espetacular”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), participou neste domingo, 22, da inauguração da…

22/12/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Cantata de Natal reúne multidão na Catedral da Igreja Batista do Bosque

A Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), em Rio Branco, foi palco na noite…

22/12/2024
  • Famosos

Subsecretário de eventos do Rio confirma show de Lady Gaga em maio

A cantora Lady Gaga será a próxima atração internacional a se apresentar gratuitamente na capital…

22/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Após cirurgia, Preta Gil está ‘estável’ e ficará na UTI nos próximos dias: ‘Conforme planejado’

Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…

22/12/2024
  • Editorial
  • Notícias

2025: quais elementos mostram que “agora, vai”?

O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…

22/12/2024