Menu

Senadores do Acre aprovam celas específicas à população LGBTQIA+

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Senado Federal aprovou nessa quarta-feira, 22, a proposta que obriga a construção ou adaptação de celas, alas ou galerias específicas para a população LGBTQIA+ dentro das prisões brasileiras.

A matéria recebeu o apoio de dois senadores acreanos: Alan Rick (União/AC) e Sérgio Petecão (PSD/AC). O senador Márcio Bittar (União/AC) não compareceu à sessão.

Anúncio

O projeto, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), também prevê a adaptação de espaços já existentes e estabelece que a medida se aplica a todos os presídios que recebem verbas do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN).

Atualmente, a legislação federal não contempla a população LGBTQIA+ com a possibilidade de espaços específicos. Essa questão é ainda mais crítica para pessoas trans, que frequentemente são enviadas para unidades prisionais que não correspondem à sua identidade de gênero.

A proposta foi aprovada por 62 votos favoráveis no plenário. Apenas os senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Zequinha Marinho (Podemos-PA) foram contrários. Agora, o projeto segue para avaliação na Câmara dos Deputados.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.