Avião que caiu no Acre saiu do ES para AM e não deveria ter decolado

Published by
Whidy Melo

O ac24horas conversou com exclusividade com o proprietário do avião Cessna de prefixo PT-DFX, que caiu na segunda-feira (20) no rio Tarauacá, interior do Acre. De acordo com Fábio Bezerra, dono Smart World, a quem pertence a aeronave, o avião saiu do Espírito Santo (ES) com direção a Manaus (AM), e não deveria ter decolado de Tarauacá (AC) sem aviso prévio.


Segundo Fábio, o avião teve saída no Espírito Santo e durante trajeto para Manaus, desceu em Tarauacá para fazer uma revisão.


“Essa aeronave não era para decolar sem aviso prévio. Estamos analisando ainda com o piloto, porque o que eu sei, pelas notícias, é que tinham três pessoas, mas ela só tem capacidade para piloto e copiloto. Estamos apurando. Falei com o CENIPA. Saio de São Paulo para o Acre para tentar saber se foi uma falha de potência, se foi imperícia do piloto ou o que mais pode ter acontecido. Para nós, é importante saber o que aconteceu para que não se repita”, explicou.


Sobre a dinâmica do acidente, Fábio Bezerra diz que o relato do comandante é de que o avião fez um pouso forçado.


“Segundo o comandante que estava na aeronave, ele foi fazer “toque e arremetida” para fazer teste e disse que o avião acabou perdendo potência e teve que jogar para dentro do rio”, declarou.


“Toque e arremetida” é uma manobra comum treinada por pilotos. Nela, pousa-se, acelera-se e decola-se novamente sem uma parada completa do avião.


“Se a aeronave tem capacidade para duas pessoas, a condição técnica tem que ser respeitada. Não posso dizer que tinham três pessoas ou não, mas se estava nessas condições, as medidas serão tomadas”, concluiu Bezerra.


O PT-DFX foi retirado da água do rio Tarauacá por ribeirinhos e bombeiros ainda na manhã de segunda-feira (20).


O ac24horas apurou que no momento em que os bombeiros militares chegaram ao local, o piloto, identificado pela reportagem como Pedro Rodrigues Parente Neto, e o copiloto, Wesley Lopes, disseram ter perdido os documentos e que na aeronave só estavam eles dois. Contudo, segundo o Corpo de Bombeiros, um homem identificado como Genésio Rodrigues de Olinda também relatou que estava no voo e sofreu um corte no rosto, sendo levado por moradores do local do acidente até o Hospital de Tarauacá.


Um piloto ouvido pela reportagem, que já voou no mesmo avião, disse que costumava cruzar o sudeste com o monomotor e opinou que o homem atendido no hospital provavelmente era o ocupante fora do assento, que não tinha à sua disposição o cinto de segurança. “É uma ótima aeronave, sempre voou muito bem, nunca teve acidentes ou incidentes. O rapaz que teve ferimentos deve ser justamente o ocupante sobressalente, já que o avião só tem dois assentos e uma terceira pessoa estaria completamente suscetível em caso de impacto”, afirmou.


Share
Published by
Whidy Melo

Recent Posts

No Acre, vigilante passa por cirurgia após introduzir vibrador no ânus

Um homem que presta serviço de vigilância para uma empresa terceirizada em Rio Branco (AC),…

15/06/2024

“Não existe mais brasileiro do que o acreano”, diz Nicolau em solenidade

A solenidade que marcou a celebração dos 62 anos de emancipação política do Acre, reuniu…

15/06/2024

Hasteamento da bandeira e desfile cívico marcam os 62 anos de emancipação do Acre

O Acre celebra 62 anos de elevação à categoria de Estado, e o governo promoveu…

15/06/2024

Gladson entrega insígnia de Grau Comendador a Donatinho, filho de João Donato

João Donato de Oliveira, conhecido no meio musical como Donatinho, filho do ilustre João Donato,…

15/06/2024

Sucuri de 4 metros é vista com ferimentos em Cruzeiro do Sul

A cena é comum nos municípios do Vale do Jurua: cobras gigantes são vistas na…

15/06/2024

Junina Pega-Pega estreia neste sábado em arraial na Praça da Revolução

Com o tema "São João de Todos os Tempos", a Junina Pega-Pega realizará sua estreia…

15/06/2024