Menu

Hospital de Xapuri volta a funcionar após prédio ser inundado por enchente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quase três meses após ser pela terceira vez removido do seu prédio em decorrência de enchentes do Rio Acre, e completamente inundado em duas dessas oportunidades, o hospital Dr. Epaminondas Jácome, de Xapuri, já está de volta à sua sede, no centro da cidade.

Em 2023, a mudança foi preventiva, pois o rio não chegou a inundar nenhuma área interna do hospital. Já em 2015, o impacto foi total, fazendo com a unidade passasse um ano e três meses funcionando nas instalações de uma Unidade de Saúde da Família (UBS). Em 2024, o antigo prédio voltou a ficar com todas as suas dependências alagadas.

Anúncio

Pela segunda vez, a estrutura da unidade de saúde foi transferida para as instalações do núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) na cidade. O retorno se deu na última semana, depois de o espaço passar por algumas intervenções na estrutura física para oferecer condições de atendimento.

De acordo com o diretor da unidade, Celso Paraná, foi uma reforma suficiente para devolver o atendimento em um espaço mais adequado. “Nós estamos gratos à professora Guida [reitora da Ufac] por ter mais uma vez disponibilizado o espaço e hoje estamos de volta à casa antiga com melhores condições de atender à população”, disse.

O município de Xapuri já fez a doação ao Estado de um terreno, na parte alta da cidade, para a construção de um novo hospital. A obra é considerada hoje uma das grandes necessidades do município que tem a população de pouco menos de 20 mil habitantes que aspira por uma unidade hospitalar distante da área que alaga e com estrutura maia condizente com a atual demanda.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.