Menu

Pesquisar
Close this search box.

Hospital de Xapuri volta a funcionar após prédio ser inundado por enchente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quase três meses após ser pela terceira vez removido do seu prédio em decorrência de enchentes do Rio Acre, e completamente inundado em duas dessas oportunidades, o hospital Dr. Epaminondas Jácome, de Xapuri, já está de volta à sua sede, no centro da cidade.


Em 2023, a mudança foi preventiva, pois o rio não chegou a inundar nenhuma área interna do hospital. Já em 2015, o impacto foi total, fazendo com a unidade passasse um ano e três meses funcionando nas instalações de uma Unidade de Saúde da Família (UBS). Em 2024, o antigo prédio voltou a ficar com todas as suas dependências alagadas.

Anúncios


Pela segunda vez, a estrutura da unidade de saúde foi transferida para as instalações do núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) na cidade. O retorno se deu na última semana, depois de o espaço passar por algumas intervenções na estrutura física para oferecer condições de atendimento.


De acordo com o diretor da unidade, Celso Paraná, foi uma reforma suficiente para devolver o atendimento em um espaço mais adequado. “Nós estamos gratos à professora Guida [reitora da Ufac] por ter mais uma vez disponibilizado o espaço e hoje estamos de volta à casa antiga com melhores condições de atender à população”, disse.


O município de Xapuri já fez a doação ao Estado de um terreno, na parte alta da cidade, para a construção de um novo hospital. A obra é considerada hoje uma das grandes necessidades do município que tem a população de pouco menos de 20 mil habitantes que aspira por uma unidade hospitalar distante da área que alaga e com estrutura maia condizente com a atual demanda.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido