Durante a sessão desta quinta-feira (16) os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco aprovaram um requerimento que solicita o apoio da bancada federal do Acre em Brasília. O objetivo é a liberação de um empréstimo de R$ 140 milhões destinado ao programa Asfalta Rio Branco. O documento foi aprovado com 12 votos favoráveis e 2 contrários, dos vereadores Célio Gadelha (MDB) e Elzinha Mendonça (PP).
O requerimento, proposto pelo líder do prefeito Tião Bocalom, vereador João Marcos Luz (PL), enfatiza a necessidade de os deputados federais e senadores utilizarem suas prerrogativas parlamentares para agilizar a liberação dos recursos pleiteados pela prefeitura junto ao Tesouro Nacional. “É crucial destacar que os recursos visam melhorar as condições de vida dos moradores da capital acreana. Convoco os nobres parlamentares a assinarem o requerimento, demonstrando o interesse unânime da Câmara Municipal, em harmonia com o poder executivo, em resolver os problemas enfrentados pela nossa população”, afirma o documento.
João Marcos Luz esclareceu que a prefeitura já respondeu a todas as solicitações de documentação feitas pelo governo federal. “Não há mais pendências documentais. Contudo, o projeto agora aguarda na fila da Secretaria do Tesouro Nacional, atrás de cidades como Recife, Santarém e Manaus. O que buscamos é a atuação decisiva da bancada federal, que deve exercer suas prerrogativas junto ao governo federal para a liberação imediata desses recursos, essenciais para Rio Branco”, explicou.