Com parecer favorável do relator, deputado Zezinho Barbary (PP), a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira 15, projeto de lei de autoria do Senador Alan Rick (União-AC), que confere ao município de Cruzeiro do Sul o título de Capital Nacional da Farinha de Mandioca.
Em seu voto, o parlamentar progressista enfatizou que em 2017, a tradicional farinha de Cruzeiro do Sul foi o primeiro produto do Acre a receber o selo de indicação geográfica. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária (Embrapa), que participou da pesquisa, esta foi a primeira farinha do mundo a receber esse selo. Logo após, a farinha de Cruzeiro do Sul virou patrimônio cultural do estado.
Ao fazer a defesa do projeto, Barbary salientou que a produção da farinha é a fonte de renda das famílias, desde a produção à comercialização; gera diversos empregos e contribui em muito com a economia do município.
“No Vale do Juruá, as casas farinha são compartilhadas por diversas famílias no processo de produção artesanal, conhecido como “farinhada”, que vem sendo passados de pais para filhos” – contextualizou Barbary ao colegiado.
Neste contexto, o projeto do colega Alan Rick “busca elevar esse reconhecimento e valorizar o trabalho dos produtores locais ao conceder esse título à Cruzeiro do Sul. O título carrega o potencial de incentivar a comercialização da farinha de mandioca, contribuindo para a divulgação da culinária e das tradições locais” – disse o deputado.
O próximo passo do projeto de lei é a apreciação pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A esposa de Bruce Willis, de 69 anos, Emma Heming, compartilhou fotos ao lado do…
O influenciador Gominho visitou a cantora Preta Gil, de 50 anos, que está internada na…
Em Xapuri, pelo sexto ano consecutivo, um grupo de amigos faz o Natal de centenas…
A Catedral Nossa Senhora de Nazaré promove na noite desta terça-feira, 24, a tradicional missa…
Um tiroteio entre policiais civis e traficantes deixou cinco mortos na manhã do último domingo…
Os municípios de Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia viveram dois dias de muita música e…