O São Paulo até saiu perdendo do Fluminense, mas engatou uma blitz contra os cariocas no MorumBis, conseguiu a virada de maneira dramática por 2 a 1 e entrou no G6 do Campeonato Brasileiro. Igor Vinícius fez contra, mas Bobadilla e Arboleda superaram um Fábio pouco inspirado e garantiram a vitória, que aumenta a invencibilidade de Luis Zubeldía no comando do Tricolor para seis jogos. A tensa partida ainda teve Luciano e Fernando Diniz brigando por causa de um lateral.
Com o resultado, a equipe paulista alcançou os 10 pontos e fechou a rodada na 5ª posição, ultrapassando equipes como o Atlético-MG e o rival Palmeiras, por exemplo.
O Fluminense, por outro lado, estacionou nos 5 pontos e segue na zona de rebaixamento, à frente apenas de Vitória, Atlético-GO e Cuiabá.
Os clubes voltam a jogar na quinta-feira (16), desta vez pela Libertadores. Os paulistas recebem o Barcelona-EQU, enquanto os cariocas medem forças contra o Cerro Porteño no Rio de Janeiro.
Como foi o jogo
O 1° tempo teve gol contra, trapalhada e briga de técnico e jogador. O Flu iniciou o duelo acuado, mas abriu o placar aos 28 minutos com “ajudinha” de Igor Vinícius. Pouco tempo depois, Bobadilla empatou com uma lambança de Fábio, e ainda deu tempo de Fernando Diniz e Luciano discutirem antes do intervalo.
Na etapa final, a pressão são-paulina resultou em virada dramática: Luciano ameaçou fazer o 2° gol em lance invalidado por Anderson Daronco, mas foi Arboleda o herói da noite ao completar escanteio cobrado da direita e garantir a vitória.
Gols e destaques
Em casa mando eu. O São Paulo iniciou a partida valorizando a posse e pressionando a já tradicional saída de bola da equipe de Diniz. Alisson e Nestor obrigaram Fábio a trabalhar em chutes de fora da área, enquanto Bobadilla errou o alvo após escanteio. Os visitantes tentaram responder, sem eficácia, com Keno.
Fábio falha, mas aparece (e olha). Em meio à blitz paulista, o Fluminense precisou dos reflexos de Fábio — e da sorte — para sair ileso antes dos 20 minutos. Primeiro, o goleiro deu a bola de graça para Nestor e se recuperou ao fazer duas defesas seguidas, e logo depois viu as cabeçadas de Juan e Alan Franco passarem a poucos centímetros de sua trave.
Quem não faz, toma. Os cariocas sustentaram a pressão e foram premiados aos 28 minutos: o jovem Kauã Elias recebeu pelo meio, arrancou e tocou para o lado antes da chegada de Arboleda. Keno dividiu com Rafael, e a bola espirrou no pé de Igor Vinícius antes de parar nas redes: 1 a 0.
Fábio, novamente, desastroso. Os donos da casa demoraram pouco para empatar: em nova falha de Fábio, que acabou dando um passe para trás sem ninguém por perto, Juan teve paciência para encontrar Bobadilla dentro da área. O paraguaio não titubeou e deslocou até Martinelli, que tentou salvar o lance em cima da linha: 1 a 1.
Diniz e Luciano batem boca. O técnico do Fluminense e seu ex-comandado discutiram pouco antes do intervalo em meio a um lateral ocorrido perto do banco dos cariocas: Luciano tentou repor a bola em jogo, mas o fato de Manoel estar caído no gramado revoltou Diniz, que esbravejou. O momento gerou uma confusão generalizada e acabou com amarelo para o atacante e vermelho para o treinador.
Kennedy volta, e Zubeldía refresca ataque. Sem o lesionado Manoel, os cariocas voltaram dos vestiários com John Kennedy, que estava afastado por indisciplina, em campo: ele substituiu Martinelli. Em meio às investidas paulistas, Zubeldía optou por renovar seu setor ofensivo para continuar com a pressão e acionou Galoppo, Erick e Rodriguinho.
Luciano marca, mas Daronco anula. As mudanças do São Paulo geraram bola na rede — mas sem mudar o placar. Em nova saída de bola defensiva apertada, os visitantes perderam a bola com Lima, que acabou desarmado por Galoppo. O argentino tocou para Luciano, que superou Fábio e explodiu o MorumBis. O problema para os torcedores é que Daronco considerou falta do são-paulino e anulou a jogada.
Arboleda, como centroavante, vira (agora de fato). Os donos da casa continuaram martelando e conseguiram o 2° gol já na casa dos 38 minutos da etapa final. Em escanteio cobrado da direita, o bate-rebate dentro da área parou nos pés de Arboleda, que conseguiu girar dentro da pequena área e tocar para o fundo do gol de Fábio: 2 a 1.
Marcelo é parado por trave. O Fluminense ensaiou uma reação antes do apito final de Daronco, mas o lateral Marcelo, que substituiu Diogo Barbosa, carimbou a trave em um chutaço de fora da área. O lance foi o último perigoso antes do encerramento.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2×1 FLUMINENSE
Data e horário: 13 de maio de 2024, às 20h (de Brasília)
Competição: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: MorumBis, em São Paulo
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Cartões amarelos: Nestor, Alisson, Luciano, Igor Vinícius, Erick (SPO); Lima, Manoel, Alexsander (FLU)
Cartões vermelhos: Fernando Diniz (FLU)
Gols: Igor Vinícius (contra) (FLU), aos 28 min do 1° tempo; Bobadilla (SPO), aos 31 min do 1° tempo; Arboleda (SPO), aos 38 min do 2° tempo
SÃO PAULO: Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Alan Franco e Patryck (Welington); Bobadilla (Galoppo), Alisson e Nestor (Erick); Luciano, André Silva (Ferreirinha) e Juan (Rodriguinho). Técnico: Luis Zubeldía
FLUMINENSE: Fábio; Marquinhos, Antônio Carlos, Manoel (Felipe Andrade) e Diogo Barbosa (Marcelo); Martinelli (John Kennedy), Alexsander e Lima; Keno (Guga), Arias e Kauã Elias (Terans). Técnico: Fernando Diniz
A galeria de fotos do ac24horas, capturada pelos fotojornalistas Sérgio Vale e Jardy Lopes, retrata…
Qual o legado político oferecido por Flaviano Melo? Primeiro, é preciso fazer algumas delimitações quase…
Por Roberto Vaz Procurar entender a morte é como pedir para ficar louco. Já nascemos…
Governo do Acre tem 39 obras em execução custeadas por emendas parlamentares Das centenas de…
Uma imagem foi registrada pelo videomaker Kennedy Santos, do ac24horas, no centro de Rio Branco…
O time de futebol sub-20 do Flamengo foi recebido com festa pela torcida no aeroporto…