A Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), situada em Rio Branco, conseguiu uma decisão judicial favorável que garante o direito à educação inclusiva para uma criança com deficiência. A medida foi necessária após uma escola particular se recusar a oferecer o suporte necessário para a inclusão do aluno no ambiente educacional.
Segundo a ação civil pública, que contou com pedido de antecipação de tutela e foi assinada pelo promotor de Justiça Walter Teixeira Filho, o estudante possui diagnóstico de Hidrocefalia Derivada e Paraparesia Flácida decorrente de Mielomeningocele, além de Bexiga Neurogênica e Paresia Intestinal. A mãe da criança procurou o MPAC após a instituição de ensino alegar a falta de um profissional de saúde qualificado e de infraestrutura adequada para atender às necessidades especiais do aluno.
Decisão Judicial
O Juízo da 2ª Vara da Infância e Juventude estipulou um prazo de 72 horas para que o Centro Educacional Marília Santana – Escola SESI DR/AC disponibilize, dentro do ambiente escolar, um espaço e uma profissional de saúde feminina para realizar o procedimento de cateterismo vesical no aluno a cada três horas, seguindo as orientações médicas.
O juiz substituto José Leite de Paula Neto destacou que, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Federal 13.146), a educação é um direito assegurado às pessoas com deficiência, devendo ser promovido um sistema educacional inclusivo em todos os níveis. Em caso de não cumprimento da decisão, foi estabelecida uma multa diária de R$ 1.000,00.
Na decisão, o magistrado enfatizou que a escola deve ser um ambiente de inclusão e nunca deve excluir indivíduos com deficiência devido às suas necessidades físicas.
Com informações da Agência de Notícias do Ministério Público do Acre (MP-AC)
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…