O que está ocorrendo no Rio Grande do Sul, conforme afirmam cientistas, autoridades climáticas e ambientais, é apenas o início de grandes catástrofes que afetarão o Brasil e outras regiões do mundo. Uma pesquisa divulgada esta semana revela que mais de 90% dos brasileiros atribuem aos eventos climáticos extremos as questões ambientais, ocasionados pelas ações predatórias dos habitantes do planeta Terra.
Essas ações incluem desmatamento, poluição e exploração excessiva de recursos naturais. A natureza responde com secas intensas, inundações e temperaturas extremas, impactando a vida de todos.
Diante do cenário alarmante de calor intenso e inundações significativas, como as que estão ocorrendo no Acre, surge a questão: Quais medidas o governo e os prefeitos já estão adotando para lidar com as enchentes dos rios e igarapés na capital e nas cidades do interior?
Essa situação parece, mais uma vez, ser a crônica de uma tragédia anunciada, iminente. Anteriormente, quando a crise climática não era tão severa, apenas os menos favorecidos eram afetados, as vítimas do racismo ambiental. Atualmente, no entanto, é um problema que atinge a todos, independentemente da classe social.
A resposta do governo e dos prefeitos à crise no Acre envolve medidas de resgate, provisão de abrigos temporários e distribuição de suprimentos. No entanto, é essencial elaborar um plano de longo prazo para atenuar futuras inundações e seus consequentes impactos. Após a tempestade, não se espera calmaria, mas sim danos, perdas e, infelizmente, vidas ceifadas como se vê no Rio Grande do Sul.
“A evidência científica é inequívoca: as mudanças climáticas são uma ameaça ao bem-estar do ser humano e a saúde do planeta. Qualquer outro atraso em uma ação climática conjunta provocará uma perda na breve e rápida janela aberta para garantir um futuro habitável”. (Hans-Otto Portner – Médico fisiologista e biólogo marinho alemão).
. Alguém ainda tem dúvida de que Alysson Bestene (PROGRESSISTA) será o futuro vice na chapa do prefeito Tião Bocalom (PL) na eleição.
. É a melhor saída, não só política, mas econômica-eleitoral!
. Os recursos para as campanhas terão que vir da política (por dentro e não por fora).
. Tem pré-candidata a vereadora virando o ziza nos bairros; dando até as calças para tentar ganhar a eleição.
. Depois vem o arrependimento!
. É muito cedo para se tirar o senador Alan Rick (União Brasil) do processo sucessório de 2026.
. Nunca se sabe o que vem pela frente!
. Geralmente depois da eleição começam os desentendimentos, as brigas, as mágoas…por conta da repartição do bolo.
. A postura da ex-prefeita Leila Galvão, pré-candidata do MDB, diante das adversidades, perseguições e humilhações é impressionante.
. Parece uma monja!
. A ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) está com muita disposição para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul.
. Na verdade, muito animada para administrar sua cidade!
. Os cruzeirenses é que vão dizer!
. Em Sena Madureira, o prefeito Mazinho Serafim, é outro que está disposto para a campanha.
. Final de semana promete!
. Bom dia!
O Ministério da Educação (MEC) irá consultar, por meio de formulário online, dirigentes e secretários…
Subiu para 41 o número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta,…
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…
Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…
Na tarde deste sábado (21), a cidade de Sena Madureira foi palco da primeira edição…