Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreenderam cerca de 300 kg de skank em uma fazenda na vila Sumaúma, em Mucajaí, Roraima, nessa terça-feira (7), após um avião de pequeno porte sofrer uma pane e descer na pista de pouso do local. Ninguém foi preso.
O Bope foi acionado por volta de 20h, após ser informado que havia um avião na área de mata da fazenda. No local, o caseiro, de 29 anos, disse que por volta de 17h viu um avião pousando na pista que dá acesso ao pasto.
Os policiais militares foram até o avião e o encontraram em pane, com as portas abertas, mas não havia nada dentro. A droga foi encontrada escondida próxima a buritizal, a aproximadamente 1 km de onde estava o avião e estava armazenada em 10 grande volumes, dividida em blocos.
No avião foi encontrada a documentação do proprietário. Para evitar que a aeronave fosse retirada do local, os agentes retiraram a caixa preta e o inversor de polaridade – equipamento usado para ligar o avião, e levaram à Polícia Federal junto com a droga apreendida.
A região da vila Sumaúma é uma área usada como rota por garimpeiros que acessam a Terra Indígena Yanomami. Além disso, nos últimos meses, foram feitas grandes apreensões de drogas na região, como uma de meia tonelada, feita pela PF, e outra, de 357, da Polícia Civil.