Menu

Astrazeneca para de fabricar vacina contra covid por razões comerciais

Foto: REUTERS/Rachel Wisniewski
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A gigante farmacêutica britânica Astrazeneca retirou nesta quarta-feira (8) do mercado, por razões comerciais, a sua vacina contra a covid-19 Vaxzevria, uma das primeiras a ser comercializadas durante a pandemia.

“Considerando que foram desenvolvidas várias vacinas contra a covid-19, há um excedente de vacinas atualizadas” diante das diferentes variantes do vírus, “o que resultou em uma diminuição da procura”, justificou a farmacêutica, em comunicado.

Anúncio

O anúncio de que a vacina deixaria de ser comercializada a partir de hoje tinha sido feito no início da semana pela farmacêutica.

No final de abril, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) recomendou a atualização das vacinas contra a covid-19 para a campanha de vacinação de 2024/2025, para proteger contra a nova variante do vírus SARS-CoV-2, a JN.1.

“A variante JN.1 ultrapassou agora as variantes XBB para se tornar a de maior circulação em todo o mundo”, salienta.

As empresas que estão atualmente desenvolvendo novas vacinas contra a covid-19 foram incentivadas a contactar a Agência Europeia de Medicamentos para discutir estratégias e alterar a composição das suas vacinas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.