A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio do Departamento de Gestão de Redes, abre a partir desta quinta-feira, 9, inscrições para a eleição de gestores escolares. O período se encerra na terça, 14, e para concorrer é necessário ter realizado o processo de certificação e o curso de formação continuada.
O candidato concorrerá a um mandato de quatro anos, com direito a reeleição, e a campanha se iniciará um dia após o encerramento do prazo de inscrição, ou seja, no dia 15 de maio. A campanha se estenderá até o dia 28 de maio, com a eleição sendo realizada na quarta, 29.
No dia da eleição, a votação será efetuada entre 8h e 17h, estendendo-se até as 20h para as escolas que funcionam nos três turnos de ensino. A eleição será executada em 266 escolas dos 22 municípios acreanos. Para mais informações, o candidato deve acessar o site da SEE www.see.ac.gov.br
A comissão eleitoral será formada por quatro membros e será responsável por divulgar o edital, realizar as inscrições, confeccionar e divulgar cédulas de votação, homologar e divulgar lista de votantes, designar e credenciar mesas receptoras e apuradoras e até mesmo organizar debates entre os candidatos.
Para realizar a inscrição no processo eleitoral, o candidato deverá se dirigir até a escola onde deseja concorrer. Ele não poderá concorrer às eleições em duas ou mais escolas e nem em municípios diferentes.
Terão direito ao voto, no dia da eleição, professores efetivos, servidores não docentes efetivos, alunos matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental, anos finais, e com idade mínima de 13 anos, além de um dos pais ou, na ausência desses, o responsável pela matrícula.
Mesmo havendo mais de um filho matriculado na mesma escola, pais ou responsáveis terão direito a apenas um voto. Além disso, servidores efetivos afastados por licença-saúde, licença-prêmio ou licença-maternidade terão direito a voto no dia da eleição.
Os professores com apenas um vínculo contratual, lotados em duas ou mais unidades escolares exercerão seu direito ao voto na unidade onde atuarem com a maior carga horária. Já os professores com dois vínculos contratuais, lotados em duas unidades escolares distintas, poderão votar nas eleições de ambas as escolas.
Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…
Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…
Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…
O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…
A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…